EventosNoticia

Reabertura do Museu + Acessível

Decorreu nesta terça-feira a reabertura do Museu da Lourinhã com uma cerimónia de inauguração do projeto “Património Cultural e Paleontológico + Acessível” que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada pelo secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Este projeto visou obras de adaptação para cidadãos com mobilidade reduzida e em cadeiras de rodas, com a construção de rampas de acesso aos edifícios, colocação um elevador e eliminação de barreiras e foi desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária promovida pelo PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), Portugal 2020, e cofinanciada pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), Medida 10 Leader (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente), Operação 10.2.1.6 Renovação de Aldeias.

Foi ainda inaugurado nesta cerimónia, que decorreu no Dia Internacional dos Museus, um conjunto de soluções de Realidade Virtual, que permitirá aos visitantes viverem experiências únicas e totalmente imersivas, em tempo real, como a visualização de dinossauros em 3D, mas também de novas soluções como quiosques digitais e, ainda, uma aplicação móvel, que garante o acesso facilitado, em qualquer lugar, a diversas informações sobre o museu. Este projecto pioneiro foi desenvolvido pela Vodafone em parceria com a empresa Cycloid e enquadra-se na estratégia do Conselho Internacional de Museus (ICOM), cujo tema deste ano se designa por ‘The Future of Museums: Recover and Reimagine’, tornando assim o Museu da Lourinhã no primeiro Museu Digital Vodafone.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, esteve presente na inauguração das obras de acessibilidade que contaram também com o apoio da Junta de Freguesia.

O Museu da Lourinhã voltará a estar aberto a visitas a todas as colecções a partir desta quarta-feira, dia 19 de maio, no seu horário normal.