Praias da Freguesia Galardoadas em 2021

As praias balneares na área da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, de reconhecida qualidade Nacional e Internacional, são em 2021 galardoadas de novo com as bandeiras Azul, Ouro e Acessíveis.

A Bandeira Azul, galardão atribuído pela Foundation for Environmental Education, anunciada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, avalia a Informação e Educação Ambiental, a Qualidade da Água, a Gestão Ambiental e Equipamentos e a Segurança e Serviços. As Praias com Bandeira Azul são a Praia da Areia Branca, Praia da Areia Branca – Foz e Areal Sul.

A Praia com Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela Quercus, que avalia a qualidade da água nas últimas cinco épocas balneares, além de na última época balnear não ter ocorrido qualquer tipo de aviso da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, é a Praia da Peralta.

As Praias Acessíveis, galardão atribuído pela Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, que avalia o Acesso pedonal, o Acesso à zona de banhos, a Passadeira no areal, os Sanitários adaptados e o Acesso ao posto de socorros, continuam a ser a Praia da Areia Branca, a praia da Areal Sul e a praia da Peralta.

Estas atribuições são o fruto do esforço da Câmara Municipal da Lourinhã e da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, na sua área geográfica, para manter anualmente as praias em excelentes condições para receber os veraneantes, quer nas limpezas dos areais e zonas envolventes, quer no arranjo das acessibilidades e infraestruturas, através de um calendário de acções de limpeza, sinalização, controlo ambiental, segurança e monitorização de riscos.