Operação “Ignição Zero” da Guarda Nacional Republicana
O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia esteve presente, hoje dia 02 de maio, no arranque da operação “Ignição Zero”, desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro – GIPS.
O Concelho da Lourinhã é o primeiro Concelho do distrito de Lisboa a receber esta operação que visa a identificação de situações de incumprimento na limpeza e manutenção de zonas florestais próximas das áreas residenciais, que contribuem para aumentar o risco de incêndio.
De forma mais detalhada, o projeto Ignição Zero é uma ação que incide prioritariamente nas áreas rurais, florestais e nos limites destas com os aglomerados populacionais, consistindo na identificação de infrações no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios, conforme legislação em vigor.
Ao longo das operações calendarizadas são, de igual modo, identificadas infrações à legislação ambiental, como por exemplo o abandono de resíduos em locais não licenciados, deposição ilegal e gestão de pneus, não encaminhamento de veículos em fim de vida para operadores licenciados, sinalização da existência de fendas, poços e outras irregularidades no solo, bem como o cumprimento de normas no âmbito da limpeza de cursos de água.
A atuação das equipas GIPS da GNR assenta numa postura preventiva e pedagógica, procurando divulgar e sensibilizar os responsáveis e a população em geral para a prevenção dos incêndios florestais, mas também para a salvaguarda da floresta e segurança nestes espaços, com a sensibilização para as boas práticas na preservação do ambiente, numa ótica que privilegia o cumprimento voluntário.
A operação Ignição Zero teve início no distrito de Leiria, estendendo-se posteriormente aos distritos de Santarém e Lisboa.