NA LOURINHÃ CABE O MUNDO

O município da Lourinhã associou-se às Jornadas Europeias do Património 2021 (24 de setembro e 3 de outubro),  este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que irá dinamizar, em parceria com a Europe Direct Oeste e Lezíria Tejo, uma iniciativa de 5 dias – 1 e 2 de Out. e 6 a 8 de Outubro – das 10H30 às 16H30 – no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira 2021 – sujeita ao tema:  NA LOURINHÃ CABE O MUNDO/Pessoas são Património.

O objetivo desta iniciativa, dirigida à comunidade em geral e em particular a alunos, professores, Agrupamentos de Escolas, turmas de Português para Estrangeiros da Escola Secundária da Lourinhã  e a toda a comunidade estrangeira, residente, passa por dar a conhecer, valorizar e melhor acolher, a diversidade existente no concelho da Lourinhã, território escolhido por cidadãos estrangeiros de 62 países/nacionalidades para viver, trabalhar e estudar.

Para o efeito, será colocada uma tenda entre o Pórtico e a Árvore das Geminações, junto ao edifício sede da autarquia, com informações e atividades dinamizadas por técnicos do CALII e EuropeDirect, nomeadamente, materiais de informação e sensibilização para a diversidade linguística da Europa; materiais sobre a União Europeia, seus cidadãos, mitos e contos; curiosidades sobre várias línguas e países do mundo; informação estatística produzida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF) e pelo CLAIM Lourinhã; jogos lúdico-pedagógicos e desafios Speak Dating; conhecer as bandeiras, as letras originais e a tradução e ouvir os hinos de todos os países do mundo; um Mapa Mundo para os visitantes assinalarem os países onde viveram.

A iniciativa vai ainda promover a campanha – Livros do Mundo –  solicitando aos cidadãos da Lourinhã, nativos e estrangeiros, a doação de livros em línguas estrangeiras, contribuindo para aumentar e diversificar a “Estante de Livros do Mundo” da Biblioteca Municipal. De realçar que os materiais gráficos produzidos para as JEP irão ser usados no próximo Verão, na Biblioteca de Praia.

Sobre as Jornadas Europeias do Património (JEP):

A importância das JEP sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, queremos garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade. Neste sentido, gostaríamos que as iniciativas locais e nacionais sejam capazes de explorar e expandir o que habitualmente oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas.