Inaugurada exposição de nova espécie de dinossauro no Dino Parque Lourinhã

Foi inaugurada no Dino Parque Lourinhã a exposição de fósseis de uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o ‘Iberospinus natarioi’.

Com a presença do Presidente da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, do executivo do Município da Lourinhã, representantes do Geal, do ICNF e da Universidade Nova foi inaugurada a exposição de fósseis descobertos em 1999, no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, e escavados por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa entre 2004 e 2008 – e, posteriormente, em 2020.

O nome ‘Iberospinus natarioi’, atribuído pelos investigadores há cerca de um mês, significa “espinho ibérico”, além de prestar homenagem ao responsável pela descoberta, Carlos Natário.
Os achados destas últimas escavações e a reexaminação dos fósseis já existentes revelaram tratar-se de uma nova espécie. A conclusão foi publicada num artigo científico de Fevereiro de 2022, assinado por Octávio Mateus e Darío Estraviz-López, paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã.

Imagem: Dino Parque da Lourinhã @https://www.facebook.com/dinoparquelourinha/  Fontes: Dino Parque da Lourinhã @facebook.com/dinoparquelourinha/; e GEAL - Museu da Lourinhã @facebook.com/museudalourinha/