EventosNoticia

Homenagem Póstuma

Decorreu, no dia 11 de Maio, no lugar da Areia Branca uma cerimónia de Homenagem Póstuma a José Henriques Mateus, natural desta localidade, soldado na Guerra do Ultramar que desapareceu em 16 de Setembro de 1966, no Rio Tombar em Guiné, após uma operação militar denominada “Pirilampo”.

Comb_Areia_Br_193_webA cerimónia foi composta por missa em homenagem ao desaparecido, descerramento de placa evocativa e uma exposição documental e fotográfica.

Estiveram presentes várias entidades oficiais, do Estado Maior das Forças Armadas, do Município de Lourinhã e a da União de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

Esta homenagem foi uma iniciativa de Jaime Bonifácio Marques da Silva, natural de Seixal da Lourinhã, da AVECO (Associação de VetComb_Areia_Br_100_weberanos e Combatentes do Oeste), familiares e antigos combatentes da companhia do desaparecido que, naturalmente, estiveram nesta sentida cerimónia. Esta cerimónia contou ainda com o apoio logístico do Município de Lourinhã, da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e da Associação de Desporto e Proteção da População do Lugar da Areia Branca.

Para mais informações relativas a este incidente que vitimou o soldado José Henriques Mateus, e outros, pode seguir o link: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2014/04/guine-6374-p13012-homenagem-postuma-na.html