Homenagem Póstuma
Decorreu, no dia 11 de Maio, no lugar da Areia Branca uma cerimónia de Homenagem Póstuma a José Henriques Mateus, natural desta localidade, soldado na Guerra do Ultramar que desapareceu em 16 de Setembro de 1966, no Rio Tombar em Guiné, após uma operação militar denominada “Pirilampo”.
A cerimónia foi composta por missa em homenagem ao desaparecido, descerramento de placa evocativa e uma exposição documental e fotográfica.
Estiveram presentes várias entidades oficiais, do Estado Maior das Forças Armadas, do Município de Lourinhã e a da União de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.
Esta homenagem foi uma iniciativa de Jaime Bonifácio Marques da Silva, natural de Seixal da Lourinhã, da AVECO (Associação de Veteranos e Combatentes do Oeste), familiares e antigos combatentes da companhia do desaparecido que, naturalmente, estiveram nesta sentida cerimónia. Esta cerimónia contou ainda com o apoio logístico do Município de Lourinhã, da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e da Associação de Desporto e Proteção da População do Lugar da Areia Branca.
Para mais informações relativas a este incidente que vitimou o soldado José Henriques Mateus, e outros, pode seguir o link: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2014/04/guine-6374-p13012-homenagem-postuma-na.html