EventosNoticia

Cerimónia Oficial de Inauguração do Festival da Abóbora

Síntese do Discurso de Abertura do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, no passado dia 31 de Outubro de 2014 proferido pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Sr. Pedro Margarido:

“… É com muita satisfação que em meu nome e em representação da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, damos os nossos cumprimentos de boas vindas neste 1º Festival da Abóbora, realizado num Concelho rural, de boas gentes, com forte componente agrícola e elevada potencialidade turística.

O Concelho da Lourinhã produz e exporta para toda a Europa hortofrutícolas frescos, respeitando os mais elevados padrões de qualidade certificados pelas diversas organizações internacionais. Hoje damos especial destaque à Abóbora, que constitui uma referência da presença do nosso Concelho em qualquer mercado europeu.

O 1º Festival da Abóbora é organizado pela União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia com a colaboração de diversos parceiros, em especial os produtores agrícolas, que desde a primeira hora se envolveram e cooperaram para a boa realização deste evento. A todos parceiros que acreditaram e aderiram a esta iniciativa o nosso sincero agradecimento.

Com esta iniciativa, pretendemos valorizar este fruto, assim como os seus derivados, associados à animação, às potencialidades e à criatividade local, uma vez que o Concelho da Lourinhã representa cerca 62% da produção nacional de abóbora. De acordo com dados recentes, a região Oeste produz 44 mil toneladas de abóboras, com um valor de mercado aproximado à saída das centrais hortícolas de 10 milhões de euros. Deste total cerca, cerca de 74% é armazenada e comercializada por empresas localizadas na Lourinhã. Dos cerca de 1.500 ha de abóbora na Região Oeste, 1.000 ha estão na Lourinhã.

A União de Freguesia reconhecendo a importância deste fruto, ao nível da produção, da transformação e dos empregos que cria à volta de todo este processo produtivo, entendeu por bem realizar este evento singular e de grande dimensão, como o que hoje estamos a inaugurar. Pretendemos iniciar a criação de uma estratégia de diferenciação e reconhecimento de qualidade, a repetir todos os anos nesta data, e estamos certos que o sucesso será garantido. Gostaríamos também de realçar aqui a componente da gastronomia, e da doçaria, associados à abóbora, áreas que potenciam a oferta turística do concelho.

Agradeço o empenho e a colaboração de todos os que se envolveram neste projeto, fazendo votos para que o 1º Festival da Abóbora, potencie e dinamize a atividade económica associada a este produto e que os agricultores e empresários do Concelho, sintam a real eficácia deste evento e o apoio efetivo de todos nós.

A todos o meu obrigado pela vossa presença. …”