Centro de Testes COVID-19, do concelho da Lourinhã

Já está em funcionamento no concelho da Lourinhã o Centro de Testes Covid-19, fruto de uma parceria da Câmara Municipal com o Laboratório Germano de Sousa, a ARS-LVT e o ACES Oeste Sul, que servirá todo o território nacional, com especial incidência nos concelhos da Lourinhã e do Cadaval.

A cerimónia de abertura contou com as presenças do Executivo Municipal, do Presidente da ARS-LVT, do Director do ACES Oeste Sul, do Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, do Presidente da Cruz Vermelha da Lourinhã, do Presidente da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e da Delegada de Saúde. 

Durante a mesma, o Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Anastácio de Carvalho, evidenciou o trabalho dos agentes de proteção civil, em especial o da Delegada de Saúde, pelo trabalho feito no concelho desde a 1ª hora.

Já o Diretor da ARS-LVT, Luís Pisco, felicitou o Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã pela persistência na abertura de um Centro de Testes no território e por tudo fazer para que o mesmo se tornasse uma realidade. Apelou ainda à consciência de todos para que, no retomar da normalidade, haja cautela para que não se retroceda.

Finalmente, foi assegurado pelo Diretor do Laboratório Germano de Sousa não existirem constrangimentos à realização dos testes, assegurando, por isso, as necessidades da população.

Inicialmente com capacidade para a realização diária de 44 testes, o Centro está localizado junto ao edifício do Câmara Municipal e funcionará de segunda a sexta, entre as 14h-17h.

Os testes serão realizados gratuitamente a todos os cidadãos que detenham uma credencial médica com origem no SNS, “Área Dedicada Covid-19” (ADC), seguradoras ou médicos particulares.

Os testes serão efetuados por técnicos do Laboratório Germano de Sousa enquanto que parte do trabalho administrativo e de vigilância será assegurado por funcionários da autarquia.

A marcação dos exames de despistagem será feita através do número verde 800 200 150.
Fonte: www.cm-lourinha.pt