CENSOS 2021 – Início do período de resposta aos Questionários

Inicia-se segunda-feira, dia 5 de Abril, o XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação. Os Censos 2021 são realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em articulação com as autarquias locais. Na Freguesia de Lourinhã e Atalaia estão envolvidas 18 pessoas no processo, entre recenseadores, coordenadores de freguesia e delegado municipal.

O objectivo central do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados. As respostas são confidenciais e obrigatórias, de acordo com a legislação em vigor.

A partir desta segunda-feira, dia 5, serão depositados, pelos recenseadores, em regime porta-a-porta, nas caixas de correio, códigos de acesso aos questionários disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística. Será entregue uma carta por agregado familiar.

A segunda e última fase inicia-se a 19 de Abril e decorre até 3 de Maio, quando a recolha da informação passa pela resposta aos inquéritos. Este ano, estas poderão ser dadas presencialmente, com preenchimento feito pelo recenseador ou com autopreenchimento; por via digital, no site do Instituto Nacional de Estatística, em www.censos2021.ine.pt; por telefone; no e-balcão de cada Junta de Freguesia. Neste último caso, terá que ser feita marcação prévia, para o contacto da respetiva Junta.