Assembleia de Freguesia – Visita à Freguesia
O Executivo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia organizou no Sábado, dia 21 de Junho 2014, uma visita à área da União de Freguesias com os membros da Assembleia de Freguesia. O propósito desta visita, a primeira de duas, foi de dar a conhecer no local os projetos em curso, os que já estão finalizados e os futuros projetos a serem concretizados, de forma a munir os membros da Assembleia com conhecimentos para uma discussão e tomada de decisão mais sustentada.
Os membros do Executivo e da Assembleia da União de Freguesias foram recebidos, nos diversos locais, pelos responsáveis e dirigentes o que permitiu, também, conhecer de viva voz as preocupações e dificuldades que afetam o dia-a-dia das instituições.
Esta visita, a primeira, abrangeu a Vila da Lourinhã e a área costeira da União de Freguesias, estando agendada uma outra para as localidades do interior da União de Freguesias em data a definir, e contemplou os seguintes locais:
-Novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã
– Novo quartel da GNR de Lourinhã
– Passagem pelo Parque da Várzea, em Lourinhã
– Nova Biblioteca Municipal de Lourinhã
– Academia Sénior da Lourinhã
– Nova sede da Associação Musical de Atalaia
– Obras de Porto das Barcas
– Escola EB1 e Jardim de Infância de Atalaia
– Pavilhão Multiusos de Atalaia
– Praia da Peralta
– Lugar da Areia Branca
– Praia da Areia Branca
– Forte de Paimogo
De salientar que esta visita foi bastante profícua tendo os membros da Assembleia feito várias interpelações junto dos responsáveis das instituições que assim tiveram a oportunidade para explicar como surgiram estes projetos e quais as dificuldades que existem em mantê-los.
Foi também com agrado que se constatou a dinâmica das instituições que, apesar das dificuldades, tem em vista novos projetos de forma a melhorar o serviço prestado à população, como é o caso dos B.V. Lourinhã com a construção de um Heliporto para helicópteros pesados, de Porto de Barcas com a construção de uma rampa de acesso a barcos, quebra-mar e muros de sustentação da arriba ou dos serviços da Biblioteca Municipal que, para além de já ter um inovador catalogo online para consulta do acervo de documentos na Biblioteca, está a implementar outro conceito inovador que é a Biblioteca na praia.
As principais dificuldades nas instituições prende-se com o financiamento no caso dos Bombeiros, na GNR a falta de equipamento, adequado e a funcionar, e as limitações impostas pelo estado como é o caso na Academia Sénior, em Porto das Barcas e no Jardim de Infância de Atalaia em que a União de Freguesias tem de colmatar, com uma funcionária, o número insuficiente de auxiliares indicados pelo ministério deeducação.
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia agradece à Associação Cultural e Social de Marteleira pela cedência do Autocarro e à Câmara Municipal de Lourinhã pelo motorista que permitiu que a comitiva fizesse os trajetos juntos.