EventosNoticia

Almoço Temático Abóbora

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vem desenvolvendo ao longo deste ano de 2015 uma série de almoços temáticos, confeccionados e servidos por alunos finalistas dos cursos de cozinha e pastelaria e o de restauração e bebidas, intitulado projeto Raízes em que as ementas estão relacionadas com os produtos característicos de cada região.

Almoc_Turismo_027_webDepois de no passado dia 19 de Novembro ser servido um almoço com um produto de excelência da Lourinhã, a Aguardente DOC Lourinhã, os alunos escolheram juntar na mesma refeição a abóbora e o vinho moscatel tendo a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste convidado a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e o Município de Lourinhã para estarem presentes, sendo que este Concelho representa 53% da produção Nacional da Abóbora e a Junta de Freguesia ser a entidade organizadora do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, já na segunda edição.

Almoc_Turismo_047_webA escola pediu ainda que estivessem presentes alguns produtores de abóboras para falarem sobre este produto e aceitaram o repto o Eng. João Veloso da NLS, Lda.,  Nuno Vieira da Viera e Viera, Lda., da Atalaia, e Joaquim Damião, produtor local, também da Atalaia.

A ementa elaborada pelos alunos foi:

Aperitivo:
Cocktail com e sem álcool “Pumpkin taste” constituído por gin, xarope de abóbora, xarope de amêndoa, sumo de limão e clara de ovo
Entrada:
Salmão marinado em moscatel com ovo cozido a baixa temperatura
abobora_gengibreSopa:
Sopa de Abóbora e Gengibre
Prato:
Pregado suado em moscatel com migas de amêndoa e esferificação de abóbora
Sobremesa:
Parfait de Baunilha com sopa fria de abóbora.

Tudo regado com os vinhos da região de Setúbal, mais propriamente da Adega Cooperativa de Pegões.

Por fim foi dado a provar outro produto de excelência da região, o Vinho Moscatel premiado com 5 e com 10 anos de envelhecimento, do produtor Malo Tojo.

Almoc_Turismo_042_webSobre a Abóbora Maria Matos, em representação da organização do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, realçou a grande qualidade das abóboras produzidas na Freguesia, principalmente junto à orla costeira que confere características gustativas e de conservação de excelência a este produto. Falou ainda sobre o forte crescimento da comercialização principalmente para os mercados externos e da sua ampla aplicação gastronómica quer em doces quer em salgados. Por fim realçou o Festival da Abóbora que para além da componente técnica e comercial tem um cariz recreativo e uma forte componente de inovação principalmente na gastronomia, convidando todos os presentes a visitarem a próxima edição, a terceira, em 2016.

Almoc_Turismo_031_webA União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia agradece aos produtores da Freguesia a cedência das abóboras para a confecção e decoração do almoço.