A Grande Lavandaria

A Praça D. Lourenço Vicente, em frente ao edifício da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia foi ontem, dia 24 de março, palco de uma instalação artística no âmbito do protocolo de geminação existente entre o Município da Lourinhã e a cidade Francesa de Deuil-la Barre.

“La Grande Lessive®”  (A Grande Lavandaria) é um evento cultural internacional, que assume a forma de uma instalação artística temporária produzido por todos. O tema deste ano para esta efêmera instalação de arte global é “Shadow(s) Carrie(s)”. Ao adotar o princípio de pendurar a roupa como o principal método de exposição, “La Grande Lessive®” propõe desenvolver laços sociais por meio de práticas artísticas.


Por meio de vários milhares de instalações simultâneas em todo o mundo ao longo de um único dia, o objetivo é reunir as criações (e, em certo modo, os objetos pessoais) de uma família que nunca soube que existia. Desde o início do projeto, vários milhares de pessoas de todas as idades e origens já participaram, em 100 países de 5 continentes.


Duas vezes por ano, as linhas de lavagem são penduradas dentro ou fora dos locais escolhidos pelos locais coletivos: instituições de ensino, escolas de arte, câmaras, museus, e bibliotecas multimídia, hospitais, casas de repouso, centros ao ar livre, centros comunitários, empresas, conjuntos habitacionais, praças públicas, ruas… no dia de “La Grande Lessive®”, os participantes são convidados a usar molas de roupa para pendurar uma criação bidimensional (desenho, pintura, colagem, fotomontagem, fotografia, poesia visual, arte digital…) por um período não superior ao dia designado.