NoticiaUrbanismo

Bandeira Qualidade Ouro e Praia Acessível

Foram hasteadas esta manhã na Praia da Peralta, concessionada à Junta de Freguesia, as bandeiras de Qualidade de Ouro, galardão da Quercus, e “Praia Acessível, Praia para Todos”, uma distinção fruto do esforço do Município da Lourinhã e da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia na melhoria das infraestruturas e serviços de apoio aos veraneantes. De referir ainda que a Praia da Peralta está qualificada como praia com POLUIÇÃO ZERO.

Nas pequenas cerimónias de hastear das bandeiras estiveram presentes o vereador João Serra, técnicos da área do Ambiente e do Serviço de Proteção Civil Municipal, o Capitão do Porto de Peniche, delegados de Saúde, técnicos da APA – Agência Portuguesa do Ambiente – e do Turismo Centro e o presidente da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido.

Foram ainda hasteadas hasteadas as seguintes bandeiras nas praias do Concelho:

  • Praia da Areia Branca: Bandeira Azul e “Praia Acessível, Praia para Todos”
  • Praia do Areal Sul: Bandeira Azul, “Praia Acessível, Praia para Todos” e Qualidade de Ouro
  • Praia de Porto Dinheiro: Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
  • Praia da Peralta – “Praia Acessível, Praia para Todos” e Qualidade de Ouro
  • Praia de Valmitão: “Praia Acessível, Praia para Todos” e Qualidade de Ouro

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia evidencia anualmente todos os esforços para manter as praias, da área geográfica da Freguesia, em excelentes condições para receber os veraneantes, quer nas limpezas dos areais e zonas envolventes, quer no arranjo das acessibilidades e infraestruturas, quer na contratação de Nadadores Salvadores. Este ano, à semelhança dos anos anteriores, estão contemplados dois nadadores salvadores na Praia da Peralta, um proveniente do norte do Pais, numa altura que ainda faltam muitos nadadores-salvadores nas praias da região oeste. No entanto continua à procura de recrutar mais um nadador-salvador para apoio a esta praia e à praia de Porto das Barcas.