Festival da Abóbora regressa para homenagear este fruto e os produtores
Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia considera que a 7ª Edição do Festival da Abóbora foi um sucesso pela afluência do público e a participação.
Regressou ao Pavilhão Multiusos de Atalaia, após dois anos de interregno o Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, na sua 7ª Edição, que decorreu de 28 a 30 de outubro de 2022 e contou com cerca de 4 mil visitantes durante os três dias do evento. Este foi o regresso deste Festival aos mesmo moldes das edições antes da pandemia.
O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, afirma que “A 7ª edição do Festival da Abóbora correu muito bem. Mais uma vez conseguimos cumprir os objetivos propostos, a divulgação e promoção da agricultura na região, nomeadamente da abóbora e realizámos um evento que deixou todas as pessoas satisfeitas: os expositores e os visitantes. Orgulhamo-nos ainda de termos conseguido angariar um valor simpático nas ações de solidariedade, pelo qual agradecemos publicamente aos produtores, às empresas locais e ao público pela sua contribuição”.
Através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e o leilão de tortas com doce de abóbora, foi angariado cerca de 1.800 euros a favor da ADAPECIL – Associação de Amor para Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã.
As 10 Tortas com Doce de Abóbora foram confecionada pela Pastelarias Nellus sendo o doce de abóbora, para o recheio, oferecido pelas voluntárias do ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo. As abóboras para produzir o referido doce foram oferecidas pela empresa Malaquias&Malaquias, Lda.
As referidas Abóboras vendidas na angariação de fundos, foram doadas solidariamente por produtores locais, a saber: Frutas DM; Abóboras Vieira, Lda.; Malaquias&Malaquias, Lda.; Horta Pronta, Lda.; Luís Lourenço, Unipessoal, Lda.; Jorge Evaristo, Lda.; Horfil, Lda. e Simples e Frescas, Lda.
O primeiro dia do evento contou com a presença do Senhor Diretor Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, Eng. José Lacerda Fonseca (em representação da Ministra da Agricultura, Dra. Maria do Céu Antunes), da Presidente da Câmara Muriel SCOLAN e membros do Concelho Municipal de Deuil-La Barre, França, pelos eleitos da Assembleia e Câmara Municipal da Lourinhã e das Freguesias do Concelho.
MILHARES DE ABÓBORAS EM EXPOSIÇÃO
Das muitas atrações deste evento, foram a exposição de milhares de Abóboras por todo o recinto, com algumas espécies nunca vistas em Portugal, assim como a abóbora gigante, com 754 Kg, produzida na Alemanha, que mais impressionou os milhares de visitantes. Outra particularidade desta edição foi a presença de uma artista local que realizou esculturas de abóbora ao vivo, incentivando o público a experimentar.
Todos os pratos servidos na 7ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, elaborados pela Pizza&Companhia, Pão&Bolos, Rancho Folclórico “As Moleirinhas” de Seixal, Tasca da Abóbora, com o apoio na cafetaria e bar da Associação Montoioeste.
Este ano o Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia contou com 1 Cafetaria/Bar, 4 Restaurantes, 9 expositores em doçaria e licores, 6 expositores abóboras e subprodutos, 28 expositores de artesanato, 7 expositores institucionais, sendo escolas, associações e empresas e 9 Expositores produtores/empresas de produção e comercialização de Abóboras, somando o total de 64 participantes.
Durante Festival, realizou-se o V Concurso Nacional de Abóboras que contou com a maior abóbora a nível nacional, medindo 125cm, bem como, a mais pesada com 205 Kg.
Concurso Abóbora mais Pesada
1º Lugar – Adriano Faustino
2ª Lugar – Abóboras Vieira, Unipessoal, Lda
3º Lugar – José Filipe
Concurso Abóbora mais Comprida
1º Lugar – André Silva
2º Lugar – José Filipe
3º Lugar – Frutas DM
Concurso Abóbora género “Musqué de Provence”
1º Lugar – Frutas DM
2º Lugar – Simples e Frescas, Lda.
3º Lugar – Tila Vicente
Menção de Honra
Álvaro Terroso – Contributo ao Festival da Abóbora
O V Concurso Nacional de Doces e Doçaria com Abóbora, que decorreu no primeiro dia do evento, foi outro dos pontos altos.
Categoria Doce Preparado com Abóbora
1º Lugar Quadrado de Coco, Ovo e Gila do Doce Mundo Salgado
2º Lugar Doce Conventual de Abóboras da Comissão de Igreja do Seixal
3º Lugar Cheesecake de Abóbora da Escola Dr. João das Regras
Categoria Doce de Abóbora
1º, 2º e 3º Lugares para os Doces Jurássicos com Doce de Abóbora com Noz, Doce de Abóbora Porqueira do Doce Jurássicos e Doce Jurássico, respetivamente.
Este ano, 8 restaurantes aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, que decorreu de 22 a 30 de outubro, com deliciosos e inovadores pratos com este fruto, tais como Creme de Abóbora com Marisco e Leite de Coco; Polvo Grelhado com Abóbora e Aioli de Chimichurri, Arroz Cremoso de Abóbora e Cogumelos; Pizza de Abóbora e Cheesecake de Abóbora entre muitos outros. Os Restaurantes aderentes a esta Semana Gastronómica foram: Noiva do Mar Restaurante; Restaurante e Cervejaria Castelo; BioFrade “Loja da Horta”; Terra à Terra Restaurante; Areal Beach Bistrot by Chakall; Restaurante Adega do Careca; Páteo Ibérico; e Barracão do Petisco.
Este evento, com orçamento de cerca de 15 mil euros, pretende valorizar a Abóbora e os seus derivados, que neste festival são associados à criatividade, inovação e potencialidades locais. Incorpora componentes da Gastronomia, Turismo, Música Portuguesa, Artesanato, Exposições e componentes do conhecimento agregados aos workshops que decorreram ao longo do festival, realizados por instituições e empresas da região. Tratou-se, uma vez mais, de um evento familiar e multifacetado, que celebrou esta fruta de origem hortícola, que apresenta um peso significativo na economia do território. Só a Lourinhã contribuiu, em 2021, com 65% para a quota nacional, o que equivale, aproximadamente, a 60 mil toneladas de abóbora produzidas.