Reunião com as Associações da Freguesia

Com o lema  “Analisar hoje, para projectar o amanhã” o executivo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia convidou as Associações da sua área geográfica para uma reunião, que teve lugar no passado dia 25 de Novembro de 2014, na sede da União das Freguesias.

reunia_das_assoc_22_11_037Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, compreendendo a importância do sector associativo na Freguesia, fez referência às várias valências que as associações prestam às povoações locais e numa perspectiva de unir esforços em prol do desenvolvimento do sector, referiu que o executivo está aberto ao diálogo e com disposição para colaborar com todas. Disse que é sensível ao trabalho dos dirigentes e que este tem de ser valorizado, até porque é um trabalho voluntário, e pediu para que unam esforços em prol do desenvolvimento das associações, da Freguesia e das suas Populações, perante um grande número de dirigentes convidados que encheram o salão nobre da sede da Junta de Freguesia.

Numa primeira fase introdutória foi transmitido aos dirigentes que, apesar dos constrangimentos financeiros, há muitas formas de apoio que as autarquias podem prestar, como por exemplo, na logística, na burocracia, na formação de dirigentes ou na divulgação de actividades.

Foram ainda apresentadas pelo executivo, algumas propostas às associações, que visam um trabalho em parceria no sector, e que pode permitir ganhos de escala, saindo cada uma delas beneficiada, tendo em conta o universo de sócios que o associativismo na Freguesia possui, em áreas de actuação e na visibilidade e que poderia trazer maiores ganhos perante fornecedores, patrocinadores, autoridades locais e nacionais.

reunia_das_assoc_22_11_040Apesar das diversas especificidades de cada uma das associações há muitos problemas que são transversais e que em conjunto podem ser solucionados de uma forma mais dinâmica e vantajosa. Foi este o entendimento unânime dos dirigentes presentes na reunião que também contribuíram com ideias e partilharam as suas experiências num dialogo aberto entre associações e o executivo da Junta.

Foram, também, unânimes que esta reunião se tornasse a primeira de muitas, permitindo um longo trabalho em parceria em que a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, para além desta iniciativa motivadora, à qual todos congratularam, tivesse um papel fulcral servindo de ponte entre as várias associações da freguesia.