Balanço Festival da Abóbora

A organização do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia faz um balanço positivo desta primeira edição, que decorreu de 31 de outubro a 2 de novembro, e atraiu cerca de 7.500 visitantes durante os três dias.

Para 0 Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, “O 1º Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia teve um enorme sucesso. Registámos uma adesão muito significativa não só da população local como também a nível nacional. Vieram várias excursões de diversos pontos do país que tiveram a oportunidade de assistir a diversas atrações, como workshops, mostras de gastronomia e animação musical. Perante este êxito, temos a responsabilidade de começar já a pensar no Festival do próximo ano”.

O 1º Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia contou com 14 expositores de doçaria, 12 produtores de abóbora e 25 artesãos onde a abóbora foi a rainha. Estiveram expostas aproximadamente 1.000 abóboras, de diversas variedades e com as mais variadas formas e decorreram vários concursos, onde se destacou a maior abóbora que atingiu 1,21 m de comprimento e a mais pesada com 46,5 Kgs.

A gastronomia à base de abóbora teve boa aceitação do público, tendo-se confecionado mais de um milhar de refeições, destacando-se as pizzas de abóbora, uma inovação que teve o seu início neste 1º Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia.

Um dos momentos altos do Festival foi, também, a Torta Gigante com Doce de Abóbora, confeccionada por duas pastelarias, uma fábrica de bolos e uma associação do Concelho, tendo alcançado 40,86 metros de comprimento, superando as expectativas iniciais, foi rapidamente vendida à fatia no local, cujos lucros reverteram para a associação local ADAPECIL – Associação De Amor P/ Educação De Crianças Inadaptadas de Lourinhã.

Com este festival a organização pretende valorizar a abóbora, assim como os seus derivados, associada à animação, às potencialidades e à criatividade local, uma vez que o concelho representa 62,55% da produção nacional de abóbora e 74% da região Oeste.