Aula Aberta na Faculdade de Arquitetura

O Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia foi ontem tema de apreciação e debate para os cerca de quarenta alunos mestrandos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, no âmbito de uma Aula Aberta sobre “Projetos participados e governação de proximidade”.

Este projeto inclui a apresentação de modelos participados de governação a diversas escalas de representação autárquica, tendo nesta ocasião como tema a orçamento participativo no âmbito das freguesias.

20150506_161615A apresentação do orçamento participativo da freguesia esteve a cargo dos membros do Executivo Fernando Ferreira e Maria Matos, tendo estado também presente o Presidente da União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra. As apresentações dos modelos de orçamento das duas freguesias, distintos na forma e nos valores atribuídos para a iniciativa, geraram um debate interessante participado por parte dos mestrandos e professores, tendo-se concluído ser de grande interesse a troca de impressões entre os responsáveis  das autarquias promotoras, no sentido de melhorar o orçamento próprio a partir da experiência e dos resultados positivos de outros.

Os representantes da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia fizeram o convite para que os presentes se desloquem à Freguesia para conhecer o seu rico património edificado, que tem potencial para constituir alguns casos de estudo para as suas dissertações, sugestão que teve grande recetividade e irá certamente ser concretizada a curto prazo.