Apresentação da 3ª Edição do Festival da Abóbora

Realizou-se esta sexta-feira, dia 21 de outubro de 2016, uma apresentação a jornalistas e detentores de “blogs” da 3ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia .

img_20161021_105322A apresentação decorreu no salão nobre da sede da Junta de Freguesia com as intervenções do Presidente Pedro Margarido e Maria Matos da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, de António Gomes da Louricoop e em representação também da AIHO, de José Maria Malaquias da empresa Malaquias & Malaquias, e do Vereador Fernando Oliveira da Câmara Municipal da Lourinhã.

Os objectivos desta acção foi de divulgar junto destes jornalistas o Festival da Abóbora, que se realiza este ano de 28 a 30 de outubro, a cultura da abóbora e a sua importância para a economia local, o que de melhor o Concelho da img_20161021_121828Lourinhã e particularmente a Freguesia de Lourinhã e Atalaia tem para oferecer e a gastronomia em torno da abóbora.

Após a apresentação, os jornalistas convidados fizeram um pequeno périplo pela Freguesia tendo iniciado por uma visita ao Museu da img_20161021_123422Lourinhã, de seguida visitaram um moinho de vento na Zambujeira, visitaram uma empresa de produção Hortícola e passaram pelo Forte de Paimogo e viajaram pela costa até à Praia da Areia Branca. A caminho da Atalaia, para um almoço organizado pela Noiva do Mar Resort, ficaram ainda a conhecer a ciclovia e os campos agrícolas da várzea.

img_20161021_135659O almoço, como já foi referido, realizou-se no Noiva do Mar Resort onde foi degustado o menu da Semana Gastronómica da Abóbora do restaurante desta unidade hoteleira: Creme de abóbora com pevide de abóbora e alecrim; Camarão caramelizado com toque balsâmico em cama de puré de abóbora com batata-doce; Tranche de pescada regada com essência de abóbora acompanhado de abóbora frita; Lombinhos de porco Ibérico com arroz de abóbora; Crepes de doce abóbora com amêndoa e abóbora cristalizada.

img_20161021_160559Na partida os jornalista declararam-se surpreendidos com as potencialidades gastronómicas e turísticas da Freguesia dando os parabéns à Junta de Freguesia por esta iniciativa e mostraram vontade de voltar.

A Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia agradece a disponibilidade colaboração de todos os intervenientes previamente referidos e ainda à nutricionista Dr. Liliana Janicas, da M.Biótica, à Presidente do GEAL – Museu da Lourinhã, Dra. Lubélia Gonçalves, ao Brian img_20161021_113330Silva, por nos ter recebido no moinho do “Carlos”, e à Sra. Fátima Nunes do Moinho do Boneco (Moita-dos-Ferreiros), pela excelente explicação do funcionamento dos moinhos, à Dra. Isabel Mateus e à Dra. Cristiana Filipe directora da Noiva do Mar Resort.

img_20161021_130203