EventosNoticia

Visitas Guiadas e Monumentos Abertos 2023

De 8 a 19 de agosto e de 5 a 16 de setembro de 2023, a União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia promove de terça-feira a sábado, com a parceria e dinamização do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, visitas guiadas, gratuitas, às Igrejas da Vila da Lourinhã.

 

O Projeto tem como objetivo dar a conhecer à comunidade o património Histórico da Vila da Lourinhã durante o período de verão, o mais procurado por turistas/emigrantes, sendo que geralmente noutros períodos só abrem as portas em eventos religiosos e é dinamizado pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, cujos voluntários, com formação em história e conhecimentos sobre o património, se disponibilizam para acompanhar os visitantes, partilhando com estes, as informações históricas, arquitetónicas e lendas das Igrejas de Santa Maria do Castelo e do Convento de Santo António, ambas classificadas como Monumentos Nacionais e das Igrejas da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, de Nossa Senhora dos Anjos e de São Sebastião.

 

Ainda inserido nesta iniciativa, os elementos do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã irão manter a histórica Igreja de Santa Maria do Castelo aberta ao público, gratuitamente, em dois dias às quartas-feiras e sábados das 09:30h às 12:30h. Em edições anteriores, antes da pandemia, mais de 900 pessoas, na sua maioria famílias, tiveram a oportunidade de conhecer estes emblemáticos monumentos da Vila da Lourinhã.

 

Para Pedro Margarido, Presidente da Junta da Freguesia de Lourinhã e Atalaia “as pessoas quando visitam um lugar, até por enriquecimento cultural,  gostam de conhecer os monumentos e é uma pena que grande parte do ano este património esteja fechado ao público.” Disse ainda “é uma mais-valia podermos contar com a parceria do Centro de Estudos Históricos porque de outra forma não havia pessoas com conhecimentos para acompanhar as visitas”. Referiu ainda “é uma aposta da Freguesia, a divulgação da cultura e a defesa das tradições que fazem parte da nossa identidade coletiva. Neste âmbito já realizámos este ano o Fórum do Turismo e o Fórum do Património Imaterial, duas iniciativas inéditas na Lourinhã”   

 

Esta atividade conta também com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Aspiring Geooparque do Oeste, da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação, da Santa Casa da Misericórdia, da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos e da Mordormia de São Sebastião da Lourinhã.

 

As informações para os interessados e participantes estão disponíveis nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e ainda na Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.