União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia adere à Campanha “Laço Azul”
A Campanha do Laço Azul – iniciativa decorrente do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, surgiu em 1989 na Virgínia, EUA, quando Bonnie W. Finney colocou uma fita azul na antena do seu carro para alertar para a problemática dos maus tratos infantis, maus tratos de que a sua neta era vítima e que a levaram à morte.
Quando questionada pela escolha da cor, Bonnie afirmou que, embora se trate de uma cor bonita, esta jamais iria esquecer os corpos sovados e repletos de nódoas negras dos seus netos.
A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia aderiu à iniciativa promovida no concelho pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Lourinhã, tal como em anos transatos, colocando na fachada da sede um laço e luzes azuis, alusivo à Campanha. Para Pedro Margarido, Presidente da Junta, este é “um problema sensível ao qual todos devemos estar atentos”, enaltecendo que “é importante, cada um de nós, ao nosso nível, intervir de forma legal e denunciar junto das autoridades, para erradicar este tipo de violência muito prejudicial para a sociedade”.