Trabalhos de Limpeza na Freguesia
A forte precipitação que ocorreu entre as 19:00 e as 20:20 no dia 22 de Setembro, provocou uma situação de cheias rápidas que o transbordo do afluente, Rio de Águas Mouros, do Rio Grande agravou. Neste, as suas barreiras naturais, mota do rio, desabou e como consequência a lama e detritos que corria no leito nessa altura, invadiu as ruas 25 de Abril, Alameda Nossa Sra. dos Anjos e seguindo o declive das estradas toda a zona da Baixa da Lourinhã, que alagou. Nessa mesma noite para minimizar os efeitos desse desabamento, os serviços de protecção civil interveio no afluente com maquinaria pesada.
A sede do concelho foi mais afectada com o corte de estradas e de ruas de acesso à vila, principalmente ao centro, algumas só foram reabertas na noite de 23 Setembro. Os trabalhos de limpeza iniciaram-se logo na madrugada de 22 para 23 tendo sido reforçado no período da tarde o número de bombeiros e viaturas, com a presença 128 homens e 39 veículos de várias corporações da região. A Guarda Nacional Republicana também reforçou o número de militares, com a vinda de 2 elementos da Brigada de Trânsito de Torres Vedras e uma viatura.
Um pouco por todo o Concelho, bombeiros e Protecção Civil ocorreram a muitas ocorrências relativas a inundações de ruas, garagens, habitações e estabelecimentos comerciais principalmente nas freguesias de Lourinhã e Atalaia e Vimeiro, onde se registaram apenas prejuízos materiais. Durante os dias 23, 24 e 25 várias equipas de reportagem de órgãos da informação nacional estiveram na Lourinhã para registaram as várias situações.
No terreno, hoje dia 26, estão ainda a proceder a trabalhos de limpeza, um pouco por todo o Concelho com pessoal e veículos do Município e das Juntas de Freguesia afectadas.
O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, está a acompanhar a situação desde da noite de 22 de Setembro e está a coordenar no terreno, juntamente com a Protecção Civil da Lourinhã, os trabalhadores da União de Freguesia que estão a proceder à limpeza das ruas na Vila e nas Localidades da Freguesia.
Devido à quantidade dos estragos, em ruas e estradas e caminhos, com a queda de terrenos e sarjetas obstruídas, ainda não foi possível acorrer a todos os casos .
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia solicita a compreensão da população e agradece a colaboração, o civismo e a solidariedade demonstrada pelos cidadãos da Lourinhã.
Agradece, ainda, todos os trabalhadores, funcionários, bombeiros e agentes da autoridade pelo o empenho, o esforço e o sacrifício pessoal e familiar para ajudar a população da Lourinhã.