Sessões de esclarecimento sobre limpezas florestais
Durante estas iniciativas centradas no Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, os militares da GNR fizeram uma abordagem genérica sobre a temática das limpezas florestais, critérios e modos de atuação, esclarecendo depois, de uma forma direta e imediata, as dúvidas colocadas pelos participantes.Depois de cada uma destas iniciativas, os militares da GNR, acompanhados por representantes de cada uma das Juntas e Uniões de Freguesia, procederam à sinalização de alguns dos locais mais críticos no que concerne à limpeza dos terrenos.
Relembre-se que até 15 de março é obrigatório a limpeza de terrenos, cumprindo os critérios de gestão de combustíveis, tais como eliminar os mato e reduzir a densidade de árvores num raio de 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros e 100 metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.
Após essa data, serão notificados todos os proprietários em incumprimento, que, de acordo com a legislação em vigor, podem ser sujeitos a processos de contraordenação.
Saliente-se ainda que no dia 3 de março, às 10h00, ocorrerá na sede da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, mais uma sessão de esclarecimento, a levar a cabo pela GNR.
Estão ainda em fase de agendamento ações de sensibilização em algumas localidades como Cesaredas, Reguengo Pequeno e Moledo a promover pelo SMPC.
imagens: cm-lourinha.pt