Revisão da Carta Educativa
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia e o Município de Lourinhã promoveram, esta quarta-feira, 28 de Janeiro, uma reunião aberta ao público na área geográfica da antiga Freguesia de Atalaia sobre a Revisão da Carta Educativa do Concelho de Lourinhã para, nas palavras do Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, ter um diálogo aberto com a população sobre este tema que irá alterar o dia-a-dia dos alunos e dos pais do Jardim de Infância e da Escola Básica de Atalaia.
Estas são um caso especial porque, com a presente Carta educativa, pertencem ao Agrupamento de Escola de Lourinhã (A. E. Lourinhã) com o qual está separado geograficamente. A manter-se esta situação, com a abertura da nova Escola EB 2/3 de Miragaia, os alunos da EB1 de Atalaia transitavam no 5º ano para Miragaia, com vários constrangimentos a nível de transporte e de horários.
Assim o executivo da Câmara Municipal, com esta revisão, propõe que o JI e a EB1 de Atalaia passe a fazer parte do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (A. E. D. Lourenço Vicente), transitando assim os alunos, no 5º Ano, para a EB 2/3 de Ribamar, com o Município de Lourinhã a assegurar transporte dedicado, disse o Vereador Fernando Oliveira. Propõe também, o executivo do Município, que se mantenham os dois agrupamentos para não provocar, este ano, muitas mudanças simultaneamente, uma escola nova, o encerramento da Escola Dr. João das Regras ir ainda juntar uma mudança de modelo de organização, com um mega agrupamento concelhio, iria criar muitas alterações a nível de gestão. Assim, na proposta, o Município defende a continuidade dos dois agrupamentos ficando o Agrupamento de Escolas de Lourinhã, com o seu corpo docente e não docente, com a escola secundária, a nova escola de Miragaia e a rede de Jardins de Infância e Escolas Básica da região interior do Concelho, e o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente com as duas Escolas EB 2/3, a Dr. Afonso Rodrigues Pereira e a de Ribamar, e os Jardins e Escolas Básicas da área litoral do Concelho, que abrange parte das escolas da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Sta. Bárbara, Vimeiro e Ribamar.
Defende ainda, que a direcção do Agrupamento de Escolas de Lourinhã transite da Dr. Afonso Rodrigues Pereira para a escola de Miragaia e que o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente transite, por força do encerramento da Escola Dr. João das Regras, para a escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira, que terá, no fim deste ano escolar, de sofrer obras de melhoramentos, principalmente a nível dos telhados, e está, também, a ser negociado com o Ministério da Educação a reconversão do edifício das “Piscinas Municipais” para um pavilhão polidesportivo que sirva a comunidade escolar desta.
Os muitos encarregados de educação dos alunos do Jardim de Infância e Escola Básica de Atalaia, presentes na reunião, mostraram preocupações a nível do transporte e dos docentes, que têm acompanhado os alunos no seu percurso educativo, e que, com a mudança de agrupamento, seriam outros professores. Estas e outras questões foram respondidas pela mesa que foi constituída pelo Vereador da Câmara Municipal de Lourinhã, pelo Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, pelos Directores dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, pela a Coordenadora da Educação do Município e pelo o Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Lourinhã, tendo no fim os presentes ficados esclarecidos.
O Vereador Fernando Oliveira e o Presidente da União de Freguesias, Pedro Margarido, realçaram várias vezes que estas são propostas e que a população pode, também, apresentar as suas propostas até ao dia 6 de Fevereiro, tendo o Município disponibilizado na sua página de internet um espaço com essa finalidade, do qual se deixa aqui o link:
http://www.cm-lourinha.pt/Forms/FillForm.aspx?f=58b9b1bd-f522-4b2b-9790-c0bd50fc6ca3