Pastelaria Lourinius Premiada
Fonte: RCL – Rádio Clube da Lourinhã, entrevista de 22-03-2016, ver na integra.
Depois do sucesso alcançado há dois anos, com o ‘Pastel de Aguardente da Lourinhã’, vencedor da medalha de ouro no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa, a Pastelaria ‘Lourinius’ voltou este ano a ser distinguida, desta vez com quatro prémios, no 5º Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa, que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no passado dia 26 de Fevereiro de 2016.
• ‘Pastel de Feijão’: medalha de ouro no Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa;
• ‘Pão de Ló da Moita dos Ferreiros’: medalha de prata no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa;
• ‘Toucinho do Céu de Odivelas’: medalha de prata no Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa;
• ‘Pastel de Aguardente da Lourinhã’: medalha de prata no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa.
Os quatro doces premiados são receitas tradicionais sendo que só no pastel de aguardente é que há um toque pessoal com um produto de excelência de origem demarcada, a Aguardente da Lourinhã D.O.C.. Os restantes doces seguem à risca as receitas originais, encontradas pelo proprietário e pasteleiro Pedro Ferreira naquele que é o seu passatempo, a coleção de livros de receitas antigos.
Estes prémios são o reconhecimento pela qualidade na produção de doces e bolos da Pastelaria ‘Lourinius’.
Para além dos doces ligados ao Concelho da Lourinhã, a mais recente inovação da Pastelaria ‘Lourinius’ surgiu de um desafio proposto pelo Município de Oeiras que consistiu na criação de um doce característico daquela região. Pedro Ferreira juntou o vinho de Carcavelos à castanha e criou assim um pastel, que será o símbolo gastronómico da doçaria de Oeiras.
Quanto ao futuro, a receitas antigas e os novos desafios propostos, Pedro Ferreira em entrevista à RCL disse que deverão fazer surgir doces novos e doces antigos que, por força das circunstâncias, se escondem no esquecimento nas páginas de livros antigos, transcrevemos a nota do autor da entrevista da RCL:
“É no forno da Pastelaria ‘Lourinius’ que muitas destas receitas antigas passam, de letras desgastadas pelo tempo e pelas nódoas do passado, a desempenhar a sua verdadeira função: desfazerem-se em emoções nas nossas bocas“.
A Freguesia de Lourinhã e Atalaia congratula este empresário pelas merecidas distinções e por toda a dedicação e trabalho na promoção da Gastronomia / Doçaria e Tradições da Lourinhã, a nível nacional e internacional.
Congratula ainda a comunicação social local pelo seu excelente trabalho de divulgação do que há de melhor na Freguesia.