Município da Lourinhã celebra contrato de empreitada de Reabilitação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo
O município da Lourinhã informa que assinou em 18 de dezembro, um contrato de empreitada de obras públicas, no âmbito do projeto Coastal Memory Fort – Reabilitação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo.
Este contrato foi estabelecido com a empresa Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, LDA, para execução da empreitada, no valor de 428.328,46€, sujeito à taxa legal de IVA de 6%, com conclusão prevista para um prazo de 140 dias a contar da data do auto de consignação dos trabalhos.
O projeto Coastal Memory Fort, decorre de uma candidatura submetida pela autarquia à linha de financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com quatro parceiros nacionais, nomeadamente o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e com duas entidades da Noruega.
Apresentado há dois anos em Lisboa, o projeto de reabilitação do Forte de Paimogo e, ainda, do espaço envolvente, que não está contemplado nesta fase, tinha na altura as obras orçadas em 882 mil euros, contando com um cofinanciamento a fundo perdido de 750 mil euros pelo programa europeu EEA Grants.
‘Coastal Memory Fort’ é o nome do projeto candidatado pelo Município da Lourinhã e visa a reabilitação do monumento setecentista e da área envolvente, bem como a revitalização do espaço através do desenvolvimento de atividades com a comunidade local e escolar e de promoção do turismo. O edifício, que renascerá como “forte das memórias”, vai incluir gestão participativa/partilhada com a comunidade local.
A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia congratula mais este importante passo para a recuperação deste importante património histórico, quer para futuro usufruto pela população local, quer para o desenvolvimento turístico na Freguesia.
Mais informação pode ser consultada no site do município da Lourinhã.
imagem: @Jornal Alvorada