II Encontro de Associações
Realizou-se este Sábado, dia 7 de Março de 2015, o II Encontro de Associações da área geográfica da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.
O Encontro dividiu-se em duas partes. Na parte da manhã, realizado na sede da União de Freguesias, o Presidente da União de Freguesias, Pedro Margarido, fez um balanço das acções realizadas desde a última reunião, e fez o anúncio da proposta de isenção de IMI para as associações que o executivo do Município de Lourinhã está a preparar para ser discutido e votado em Assembleia Municipal, corroborado pelo Presidente do Município de Lourinhã, João Duarte, convidado a presenciar os trabalhos. Esta proposta surge da interpelação, com a solicitação de um pedido de parecer sobre este assunto, do executivo da União de
Freguesias ao Município após o I Encontro. Os dirigentes associativos tomaram, ainda, conhecimento sobre a plataforma e página de internet das Associações, uma ferramenta criada pela União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, que visa fomentar a partilha entre as cerca de 35 associações do concelho, de forma a facilitar a realização de actividades, e aumentar a divulgação de eventos. Depois as associações foram convidadas a colaborarem com a União de Freguesias na realização de um evento dedicado a estas e às famílias a acontecer no mês de Julho.
Após uma breve visita guiada ao Museu da Lourinhã e de um almoço convívio deu-se início à segunda parte do evento, realizado no auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira, para o qual o executivo da União de Freguesias convidou um painel de entidades Nacionais para debater com as associações, cafés, bares, restaurantes e público em geral, sobre o licenciamento e fiscalização de espectáculos culturais e recreativos. As entidades convidadas foram a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, a Sociedade Portuguesa de Autores, a PassMusica, a Inspecção Geral de Actividades Culturais e o Município de Lourinhã.
Os debates foram muito participados, com várias perguntas aos oradores, e surgiu no decorrer dos trabalhos a possibilidade de a Lourinhã apadrinhar a assinatura de um protocolo entre a PassMusica e a Confederação Portuguesa das Colectividades que irá beneficiar todas as associações do pais federadas nesta confederação.
Outra novidade deste encontro foi a proposta de centralização dos licenciamentos de eventos culturais promovidos pelas Associações, apresentada pelo Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira, responsável pelo pelouro da cultura, com o objectivo de terminar com as constantes deslocações dos responsáveis associativos à cidade de Torres Vedras.
No final deste II Encontro das Associações, Pedro Margarido, Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, fez um balanço muito positivo dos trabalhos com a certeza de que os dirigentes associativos estão mais esclarecidos sobre o que é preciso para poderem legitimamente realizarem as suas actividades. Mostrou-se também muito satisfeito por colocar ao dispor das associações uma ferramenta que permitirá a divulgação das actividades e a colaboração entre elas e muito orgulhoso de com esta iniciativa ter promovido um possível protocolo entre a PassMusica e a Confederação das Colectividades, e que se isso acontecer, irá fazer os possíveis para que este seja assinado na Lourinhã.