EventosNoticia

Freguesia de Lourinhã e Atalaia adere em 2024 à Campanha “Laço Azul”

A  Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia aderiu, mais uma vez, à iniciativa promovida no concelho pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Lourinhã, com a colocação na fachada da sede, um laço e luzes azuis, alusivo à Campanha.

Para Pedro Margarido, Presidente da Junta, este é “um problema sensível ao qual todos devemos estar atentos”, enaltecendo que “é importante, cada um de nós, ao nosso nível, intervir de forma legal e denunciar junto das autoridades, para erradicar este tipo de violência muito prejudicial para a sociedade”.

A Campanha do Laço Azul, iniciativa que decorre em Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância -, surgiu em 1989 na Virgínia, EUA, quando Bonnie W. Finney colocou uma fita azul na antena do seu carro para alertar para a problemática dos maus tratos infantis, maus tratos de que a sua neta era vítima e que a levaram à morte.

Quando questionada pela escolha da cor, Bonnie afirmou que, embora se trate de uma cor bonita, esta jamais iria esquecer os corpos sovados e repletos de nódoas negras dos seus netos.