Editorial

Editorial de Março

 

Caros Concidadãos,

 

O dia 7 de Março de 2015 foi mais um marco na luta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, da qual muito me orgulho em ser presidente, pelo desenvolvimento das localidades da União de Freguesias. O executivo tem, desde o ano passado, realizado ações para unir as associações da área geográfica da União de Freguesias de forma a colaborarem e partilharem as suas atividades. Este modo de atuação irá com certeza beneficiar todas as associações e valorizar o meritório trabalho, voluntário, dos dirigentes associativos. Para além dos encontros organizados e promovidos pela União de Freguesias colocámos ainda uma plataforma na internet ao dispor das associações. Congratulo-me também por o 2º encontro das associações ter promovido a negociação de um protocolo entre a PassMusica e a Confederação Portuguesas de Coletividades de Cultura e Recreio que irá, não só beneficiar as associações federadas da União de Freguesias, como as de todo Pais.

 

O papel da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia não é, nem se deseja, que seja só uma entidade prestadora de serviços e de obras. Tem de ter uma ação interventiva na sociedade e deve promover o bem-estar e o desenvolvimento económico da população. Organizar, colaborar e promover ações com vista a aumentar a atividade turística e económica é defender a qualidade de vida dos cidadãos da Lourinhã. É com este propósito que estamos a colaborar com a Associação Musical da Atalaia na realização de um evento intitulado “Pão do Moinho”. Este evento vai aproveitar o dia dos Moinhos Abertos, dia 7 de Abril, prolongando-o para o fim-de-semana de 11 e 12 de Abril, onde irá dar destaque a todo o processo de fabrico de pão artesanal, desde da moagem até à cozedura, com a posterior venda de pão quente durante todo o dia, cozido em fornos a lenha. Para além da preservação desta tradição, fundamental na sobrevivência das populações, promove ainda o artesanato e as atividades culturais e recreativas.

 

Quero, ainda, em nome do Executivo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, e em meu nome pessoal, votos de uma Santa Páscoa, com muita felicidade junto de família e amigos.

 

Um amigo sempre ao vosso dispor,            
Pedro Margarido                          
Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia