Desconfinamento Concelho da Lourinhã
A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu para analisar a situação epidemiológica do concelho e para definir as medidas adaptadas ao nosso território, tendo em consideração as medidas de desconfinamento Nacional, para as próximas semanas.
Abertura condicionada a partir do dia 4 de maio
- Atendimento presencial ao cidadão no edifício dos Paços do Municipio (Balcão do Munícipe e Espaço do Cidadão) de forma condicionada, por marcação através dos telefones 261410124 | 261410116, e do email geral@cm-lourinha.pt;
- Gabinete de Inserção Profissional a partir do dia 11 de maio, por marcação através dos contactos 261410126 | 261410187 e do email gip@cm-lourinha.pt, na morada Travessa Dr.ª Ana Jorge, 1 F Lourinhã;
- Mercados Municipais da Praia da Areia Branca e Lourinhã com acesso condicionado;
- A abertura diária do cemitério para prática do culto aos falecidos. As cerimónias fúnebres poderão realizar-se no interior do cemitério, acompanhadas por familiares e afins num máximo de 30 pessoas, condicionada ao uso obrigatório de máscara e com distanciamento de 2m. Os velórios só podem ter no máximo 10 pessoas em simultâneo, não sendo permitido a concentração de número superior;
- Os serviços médicos ou outros serviços de saúde e de apoio social, poderão manter em exclusivo a sua atividade, por marcação, cumprindo escrupulosamente com todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, relativamente à sua área de atividade tendo por base um plano de ação inerente à organização do espaço e procedimentos de prevenção.
Encerramento
- Instalações e equipamentos municipais;
- Parques e jardins de gestão municipal;
- Parques infantis e equipamentos desportivos e de recreio ao ar livre;
- Casas de banho públicas de todo o concelho;
- Julgado de Paz da Lourinhã;
- Academia Cultural Sénior;Acessos e estacionamentos das praias da Areia Branca, Areal Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão.
Suspensão das seguintes atividades
- Atividades desportivas, culturais e sociais promovidas pelo município ou por parceiros que utilizem as instalações municipais;
- Visitas de lazer, de turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município;
- Apoios logísticos às atividades promovidas pelas associações ou outros parceiros;
- Feiras em todo o território municipal;
- Desfiles e festas populares ou manifestações folclóricas, ou outras de qualquer natureza;
- Todos os eventos de natureza cultural, desportiva e recreativa realizados em recintos cobertos e ar livre;
- Cedência de espaços e de autocarros municipais.
Outras determinações
- Para o acesso presencial aos serviços de atendimento do município é obrigatório o uso de máscara.
- Todas as medidas aprovadas pela Comissão Municipal de Proteção Civil são um complemento às determinações da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020 e à Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, publicadas a 30 de abril de 2020 em Diário da Republica, disponíveis em www.cm-lourinha.pt/COVID19.
Festividades e eventos municipais
- Estão canceladas todas as festividades e eventos da responsabilidade do município da Lourinhã até ao dia 30 de setembro.
Centro de despistagem COVID-19 da Lourinhã
- Localizado junto ao edifício dos Paços do Município;
- A marcação dos exames de despistagem será feita através do número verde 800200150, das 09:00 às 17:30;
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 14:00 às 17:00;
- A testagem será realizada a todos os cidadãos que detenham uma prescrição médica do SNS, “Área Dedicada Covid-19” (ADC), seguradoras e médicos particulares;
- Os testes serão efetuados por técnicos do Laboratório Germano de Sousa enquanto que parte do trabalho administrativo e de vigilância será assegurado por funcionários da autarquia.
Recomendações
- Recomenda-se que estas determinações sejam adotadas, com as devidas adaptações pelas Juntas de Freguesia.
- Todos os cidadãos e empresas estão obrigados a cumprir com as determinações expressas e emanadas pelo Governo, disponíveis em www.cm-lourinha.pt/COVID19.
A implementação destas medidas vigora até novo comunicado, sendo monitorizada de forma regular e podendo ser alterada conforme o desenvolvimento da pandemia por COVID-19.
Continuamos a pedir-lhe que fique em casa e que só saia se for estritamente necessário! Todos somos agentes de saúde pública!