Bolsa de Agentes Eleitorais
Quando o número de cidadãos selecionados para integrar as mesas, nos termos previstos na lei, seja insuficiente para a constituição das mesas, os membros serão nomeados de entre os cidadãos inscritos na Bolsa de Agentes Eleitorais (BAE) da respetiva freguesia.
Os agentes designados e que integrem as mesas no dia do ato eleitoral têm direito a uma gratificação (isenta de tributação). Se está recenseado/a e quiser fazer parte desta bolsa, inscreva-se através da plataforma eletrónica disponível no Portal eu Eleitor. Neste Portal, em baixo e na área de Serviços, aceder à “Bolsa de Agentes Eleitorais”.
A SGMAI, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, é a entidade competente para a formação de agentes eleitorais e disponibiliza um curso online gratuito, ao ritmo do estudante (duração média: 2 horas) para todos os que pretendam exercer a função de membro de mesa nos atos eleitorais. O curso, com o título “Agentes Eleitorais – Membros de Mesa”, tem três módulos e está disponível em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/