Balanço das 1ªs Jornadas sobre o Património Cultural Imaterial na Lourinhã
A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia realizou no passado dia 09 de junho as 1ªs Jornadas sobre o Património Cultural Imaterial na Lourinhã com o intuito de alertar para a importância da Salvaguarda deste Património, na Freguesia.
Foram convidados a participar, o Município da Lourinhã, tendo como orador o Vereador João Serra, o Aspiring Geoparque Oeste, tendo como orador o Dr. Miguel Reis Silva, o GEAL / Museu da Lourinhã, tendo como orador a Drª. Carla Abreu, o Centro Estudos Históricos da Lourinhã, tendo como oradores o Dr. José Cruz e Dra. Vanessa Antunes, o Espaço Memória da Associação Maria Matos, tendo como oradores a Mariana Nunes, Marcelo Marteleira e Ana Silva e a Universidade Lusófona, tendo como orador o Professor Dr. Luís Marques que é, simultaneamente, Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
As várias intervenções passaram pela definição de o que é o Património Cultural Imaterial, a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, o que foi registado sobre este Património na UNESCO, o que existe registado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, que personagens se destacaram Nacionalmente nesta área e os projetos desenvolvidos e em curso no concelho da Lourinhã, concluindo-se que muito há por fazer e que se torna urgente preservá-lo para que gerações futuras o conheçam e perpetuem.
Após a exposição do conteúdo programado, Pedro Margarido, Presidente da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, mostrou-se satisfeito com os resultados, visto “ser notória a importância destas ações e o interesse da população, sendo prova disso mesmo, o facto de se ter lotado a sala numa sexta-feira à noite”.
As 1ªs Jornadas sobre o Património Cultural Imaterial, da Freguesia, foram ricas e interativas e a Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, atenta a esta área e ciente da importância da salvaguarda do nosso património imaterial, muito associado à identidade das nossas gentes, desafiou as várias instituições presentes para umas 2ªs Jornadas a realizar no próximo ano, como forma de se apresentar os trabalhos que se venham a desenvolver durante este ano.
Esta edição cumpriu ainda o objetivo de divulgar junto do público, um elemento chave para a existência deste Património, o que se faz nesta área.
A Junta da União das Freguesias agradece a disponibilidade e a colaboração das entidades convidadas, dos oradores e a presença do público.
Vídeo do evento: “em breve”