NoticiaReuniões

Apresentação Estudo Projeto da Praça Marquês Pombal

Numa iniciativa inédita no Concelho da Lourinhã, a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia realizou uma sessão de apresentação de um estudo de requalificação para a Praça Marquês de Pombal, zona nobre e central da Vila da Lourinhã, onde se situa o antigo Paços do Concelho.
O executivo da Junta convidou os moradores e os comerciantes da zona para ouvirem e debaterem este estudo que foi apresentado pelo executivo da Câmara, o Presidente João Duarte e o Vereador Vital do Rosário e pelas arquitetas da Câmara Municipal Cecília e Joana.

Marques_Pombal_021

O projeto visa dar mais dinamismo e embelezar a praça, reduzindo os estacionamentos de forma a criar um espaço amplo, com pisos em calçada, em pedra e passadeiras em pvc, onde as pessoas possam andar livremente e se possa realizar eventos, promovidos pela autarquia ou pelos comerciantes. O projeto teve ainda em conta a redução das velocidades do trânsito, que vai continuar a passar na praça, mas com outro traçado. A redução do estacionamento que se pretende será colmatado com a criação de bolsas de estacionamento, em várias ruas, à volta da praça, sendo o objetivo do Município reorganizar e potenciar o estacionamento na Vila, nomeadamente no centro.

O Salão Nobre da Junta encheu-se com os comerciantes e moradores da zona para conhecer o estudo. O Presidente da Junta, Pedro Margarido, congratulou-se com a comparência das pessoas e disse que promoveu esta reunião entre o Município e a população para que através do diálogo o estudo seja o mais adequado ao usufruto de todos e que não prejudique o comércio.

Marques_Pombal_058

Após a apresentação do estudo, em PowerPoint pelas arquitetas responsáveis, foram feitas várias intervenções pelo público em que a principal observação feita ao projeto foi grande diminuição de estacionamentos, sendo feitas também várias sugestões de melhoria. O Presidente da Câmara, João Duarte, assumiu nesta sessão a alteração do estudo do projeto para ir de encontro às pretensões dos moradores e dos comerciantes, comprometendo-se a apresentar o estudo alterado numa próxima sessão, a marcar, sendo que deverá acontecer em breve, visto que este projeto será financiado através de uma candidatura e que a inscrição terá que ser feita até ao final de março.

Marques_Pombal_063