Aniversários
Realizaram-se no passado fim-de-semana as comemorações de aniversário de três colectividades da Freguesia, a saber, a Associação de Capelas, o Centro Social da Abelheira e o Grupo Desportivo de Zambujeira e Serra do Calvo.
No sábado, dia 27, para celebrar o seu 15º Aniversário a Associação de Capelas serviu um porco no espeto para os sócios, voluntários, população e convidados, com inicio às 17h00, prolongando-se pela noite dentro.
No domingo, dia 28, o Centro Social de Abelheira comemorou o seu 32º Aniversário com um almoço convívio e uma tarde de animação musical com a participação da Banda Filarmónica da AMAL e de um dueto organista/voz.
Também no domingo, o ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo celebrou o seu 33º Aniversário com uma almoço convívio seguido de animação musical com Fado a Dois, o pequeno grande acordeonista Afonso, o duo D’Ultra Música, jovens talentos da Zambujeira com interpretações de flauta e acordeão e o Grupo de Cantares de Música Popular Portuguesa de Zambujeira e Serra do Calvo.
O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, fez questão em estar presentes nestas celebrações para congratular os dirigentes, os sócios e as populações que compõe estas associações e que tem prestado à comunidade um serviço imprescindível à dinâmica das povoações, quer na realização de eventos, quer na promoção cultural e muitas vezes no apoio social a crianças e idosos.
O Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia faz ainda, em nome do executivo e da Assembleia de Freguesia, votos de muitos sucessos e longa vida a todas as associações mencionadas.
Nota final, ainda, para a inauguração da Rota Janelo do Tempo que teve lugar no domingo de manhã nas localidades de Zambujeira e Serra do Calvo. Esta rota, “Janelas do Tempo”, pretende transformar duas aldeias, Zambujeira e Serra do Calvo, numa galeria de fotos ao ar livre, onde o visitante pode apreciar, através da antiguidade das fotos, a transformação que estas duas aldeias tiveram ao longo do tempo. As Janelas do Tempo são quadros que estão nas zonas onde outrora as fotos foram tiradas, captando a vivência urbana associada a uma cultura, a uma tradição, a um modo de vida.
As “Janelas do Tempo” estão inseridas numa rota de quadros numerados que permitem percorrer as duas aldeias, conhecer ruas, fontes, lavadouros, moinhos e igreja, a história de um povo, sendo o ponto de partida e de chegada a Associação ZS – Grupo Desportivo, Cultural, Recreativo e Social de Zambujeira e Serra do Calvo, onde poderá completar o seu conhecimento destas duas localidades, descansando e saboreando as Zambujeirinhas, doce tradicional da terra.
Imagens recolhidas de redes sociais e outras fontes.