EventosNoticia

Homenagem às Mulheres da Freguesia 2019

A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia homenageia de dois em dois anos as Mulheres que se têm destacado na Freguesia num evento cultural que engloba momentos de teatro, poesia, música e entrevistas, associando-o ao Dia Internacional da Mulher. A última edição ocorreu no passado dia 10 de março , domingo, pelas 14:30 horas, no auditório Maestro Maria Manuel Baltazar (AMAL), Lourinhã.

O evento iniciou-se por volta das 14:30 horas com a leitura de um poema e das boas vindas ao muito público presente e convidados. De seguida o Grupo de Teatro T’Amal apresentou a sua peça “Maria do O”. A tarde prosseguiu intercalando momentos musicais com o Grupo de Música Popular Portuguesa Pé D’Areia e as entrevistas com Mulheres da Freguesia, Lubélia Gonçalves, Presidente do GEAL – Museu da Lourinhã, Isabel Mateus, destacada Arqueóloga e Fundadora do Museu da Lourinhã, Elisa Costa, guarda principal do Destacamento da GNR de Torres Vedras e Lília Costa Martins, uma jovem atleta já com muitos títulos nacionais no seu currículo. A Junta de Freguesia convidou também uma personalidade de âmbito Nacional a Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa e da Entrajuda, Isabel Jonet, para partilhar as suas histórias e experiência com todas as Mulheres e Homens presentes.

No fim foram entregues os certificados de Homenagem às Mulheres da Freguesia, que foram nomeadas por algumas entidades convidadas:

Cacilda Maria Henriques Rodrigues
Maria das Dores Martins
Maria de Fátima Delgado
Ana Carla Mendes Alfaiate
Maria Cacilda Santos Costa
Maria da Conceição Santos Perdigão Rolim
Regina da Conceição Cruz Santos
Ana da Piedade Fonseca
Ana Lúcia Fraústo Alves Mota
Maria Emília Bártolo Gonçalves Lopes
Eugénia Maria Leandro Duarte Rodrigues de Carvalho
Florbela Quaresma dos Santos
Lídia Ricardo Leal,
Ana Mafalda de Jesus Ramos
Maria da Conceição Almeida Moniz de Figueiredo
Maria Fernanda Neto Marques Matias
Maria Isabel Dias Madeira Mateus,
Rute Isabel Fonseca Baptista
Vera Lúcia da Costa Dionísio Querido,
Maria Antónia Anastácio Santos Antunes
Maria Filomena Conceição Henriques Costa
Maria Carolina Henriques Silva,
Maria Dolores Tavares Canoa Ferreira
Maria Augusta Oliveira Gomes Silva
Eugénia da Conceição Mateus Pereira Tourita
Maria de Fátima da Costa Lopes,
Rita Isabel Oliveira Gomes
Rita Catarina Rasteiro Teixeira
Fernanda Ferreira Martins
Helena Jerónimo Mateus Martins
Maria Lucília Martins de Sousa e Silva
Albertina Maria Silva Oliveira Gomes
Ana Cristina Miranda dos Santos Oliveira
Maria de Lurdes Silva Oliveira
Margarida Maria Santos Lino Maceira
Maria de Lurdes Pereira Calçada
Maria Isabel Mendes da Cruz Perluxo

A Junta de Freguesia congratula todas as homenageadas sem deixar de fazer nota do seu reconhecimento e apreço a todas Mulheres anónimas da Freguesia que voluntariamente colocam o seu tempo, esforço e dedicação ao serviço da comunidade. Agradece, por fim o apoio e a colaboração da Câmara Municipal da Lourinhã, da Associação Musical e Artística Lourinhanense, do Grupo de Teatro T’Amal, da empresa de som e luz, Comcultura, da locutora da Rádio Clube da Lourinhã, Marisa Carvalho e dos funcionários da Junta na realização deste evento.