EventosNoticia

V Encontro Associativismo

Decorreu no passado dia 07 de dezembro, no salão nobre do edifício sede da Junta de Freguesia, o V Encontro sobre o Associativismo na Freguesia.

Estes encontros, organizados pela Junta de Freguesia, têm como objetivos a troca de experiências e a partilha de conhecimentos dos dirigentes associativos que, no entender do executivo da Junta de Freguesia, são fulcrais para o desenvolvimento e sustentabilidade das Associações na área geográfica da Freguesia.

Proteção de Dados apresentado pelo Eng. Miguel Caramujo

Neste quinto encontro foram apresentados e debatidos os seguintes temas:
O Licenciamento de Eventos e os registos “online” do IGAC, apresentado pela Subinspetora-Geral, Dra. Paula Hipólito Santos Ferreira que transmitiu a importância do papel da Inspeção-geral de Atividades Culturais em prol da segurança dos artistas e do público, nos diversos espetáculos. Falou ainda sobre os procedimentos a fazer no licenciamento de espetáculos/ festas enquanto promotores ocasionais.
Foi abordado a Proteção de Dados dos Utentes e Sócios nas associações, apresentado pelo Eng. Miguel Caramujo, da Câmara Municipal da Lourinhã, onde destacou as penalizações para as organizações que não cumprem com a atual legislação de proteção de dados.

Proteção de instalações e pessoas apresentado pelo Eng. Daniel Neves

A temática da Proteção de Pessoas e Bens nas Instalações das Associações e Coletividades foi apresentada pelo Eng.Daniel Neves, do Serviço Municipal da Proteção Civil da Lourinhã, em que elencou uma série de procedimentos importantes, que as associações devem tomar para segurança das pessoas e das instalações, em especial contra os incêndios.
Foi também apresentado às associações, para estudo e debate, um Programa de Copos Reutilizáveis, que visa substituir os habituais copos de plástico, em que se usa e deita-se fora, por uns copos mais resistentes e que podem ser reutilizados durante todo o evento.
Por fim foi ainda transmitido às associações o empenho da Junta de Freguesia em apoiar as associações e a estabelecer com estas parcerias com o objetivo de desenvolver atividades que atraiam as várias gerações e tragam mais dinâmica às coletividades.

Oferta de lembranças da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia à 
Subinspetora-Geral, Dra. Paula Hipólito Santos Ferreira, do IGAC

 O balanço final deste encontro, “É positivo. Estiveram hoje dois terços das associações da Freguesia. Gostaríamos de ter tido a totalidade das colectividades presentes na reunião e iremos continuar a trabalhar para isso.  Os temas que aqui foram debatidos são, atualmente, de extrema importância para o Associativismo e continuaremos a convidar todas as associações para futuros encontros, a querer estabelecer parcerias bem como a apoiá-las nas suas atividades. A Junta de Freguesia agradece aos presentes e em especial aos oradores pelo sucesso deste quinto encontro e no futuro vamos continuar a apostar em trazer assuntos que digam respeito ao dia-a-dia das associações.” disse o Presidente da Junta, Pedro Margarido.