Atividades na FreguesiaEventosNoticia

Visitas Guiadas e Monumentos Abertos 2018

A ocorrer pela quarta vez consecutiva, a Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia e o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã promovem de 16 de Julho a 15 de Setembro, a visita a quatro monumentos históricos da Vila da Lourinhã. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, cujos voluntários, com formação em história e conhecimentos sobre o património, se disponibilizam para acompanhar os visitantes.

Dar a conhecer o melhor que a Lourinhã tem, em termos de património, é o objetivo em que a Junta de Freguesia aposta, numa demonstração de que “as juntas não têm que estar viradas apenas para o alcatrão” tendo “capacidade e vocação para atuar nas áreas sociais e da cultura”, afirmou o Presidente da Junta, Pedro Margarido.

Este ano, as visitas são à Igreja de Santa Maria do Castelo, à Capela de Nossa Sra. do Anjos, ao Convento de Santo António e à Capela de São Sebastião, sendo que a Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã está presentemente em obras de requalificação.

Ainda inserido nesta iniciativa, os elementos do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã irão manter a histórica Igreja de Santa Maria do Castelo aberta ao púbico, gratuitamente, em dois dias da semana, às quartas-feiras e sábados das 09:30h às 12:30h.

Este é o quarto ano que a União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia e o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã promovem esta iniciativa que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Museu da Lourinhã, da Paróquia da Lourinhã, da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos, da Santa Casa da Misericórdia e da Mordormia de São Sebastião da Lourinhã.

As informações para os interessados e  participantes estão disponíveis nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e ainda na Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.