EventosNoticia

2º Edição do Festival da Abóbora

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia faz um balanço positivo da 2º Edição do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 30 de outubro a 1 de novembro e que visa valorizar a produção e comercialização da abóbora e dos produtos derivados deste fruto, uma vez que o Concelho representa 53% da produção nacional de abóbora.

DSCN0128_063Para Pedro Margarido, Presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, “A segunda edição do Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia correu bastante bem e registámos novamente uma grande adesão não só da população local como também de muitos visitantes de outros pontos do País. Durante os três dias, passaram pelo Pavilhão Multiusos da Atalaia cerca de 7 mil visitantes. Este ano, as condições climatéricas não foram as melhores, o que acabou por se fazer sentir no número que inicialmente prevíamos alcançar”.

DSCN0080_064“Um dos aspetos que destacamos é o valor que angariámos para a Associação dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, em diversas iniciativas, e que alcançou mais de 2 mil euros. Parte desta quantia resultou da venda da torta gigante com doce de abóbora que este ano alcançou os 58 metros de comprimento, graças à colaboração das pastelarias (Nellus, Monserrate, Beldoce e Doce fantasia, à associação de Zambujeira e Serra do Calvo e ao produtor Malaquias & Malaquias). Foi, sem dúvida, um dos momentos altos do Festival”, acrescenta Pedro Margarido.

DSCN0173_065A 2ª edição contou com cerca de 80 expositores, entre os quais 23 de doçaria, 15 produtores de abóbora e 50 artesãos. Estiveram expostas aproximadamente 2 mil abóboras, das diversas variedades, e decorreram vários concursos, onde se destacou a maior abóbora produzida no concelho que atingiu 1,45 m de comprimento, do produtor Vieira – Comercialização e Produção de Produtos Hortícolas, a mais pesada com 48,1 Kgs, do produtor Hortibóbora do Oeste, e o conjunto decorativo mais original e com maior variedade atribuído ao Sr. Joaquim Damião Fernandes. Esteve, ainda, em exposição a maior abóbora nacional, com cerca de 180Kg, proveniente de Vila Praia da Âncora, do concelho de Caminha, do produtor João Montes. Esta não foi a concurso por o regulamento só contemplar a participação de produtores locais.

Premios_D_R_009_066A gastronomia no festival teve uma boa aceitação do público e foram confeccionadas mais de um milhar de refeições à base de abóbora, destacando-se como novidades os “hambúrgueres de abóbora” e a “sopa de peixe com abóbora“. Foram também a concurso os doces (compotas) de abóbora e os preparados (sobremesas) com abóbora tendo sido atribuídos à Noiva do Mar – Resort o prémio melhor doce, ao “Doce de Abóbora com pevides salgadas”, e ao grupo constituído pelo Rancho Folclórico “As Moleirinhas”, Associação Cultural e Recreativa Seixalense e a Comissão da Igreja de Seixal, ao preparado “Azevias de Abóbora”.

Premios_D_R_001_067De realçar também a adesão dos restaurantes da Freguesia (12) à Semana Gastronómica da Abóbora, que apresentaram ao público inovadores pratos com abóbora mas que não foram a concurso no festival devido às dificuldades logísticas apresentadas pelos restaurantes, tendo a organização decidido anular a competição e atribuir a todos uma menção honrosa pela participação.

2015-11-01 22.20.29_068Outra novidade foi a Rota Atlântica da Abóbora que teve como objetivo despertar nos visitantes a vontade de conhecer os diversos pontos de interesse turístico do Concelho. Com esta finalidade a Junta de Freguesia elaborou folhetos de informação turística e incluiu, também, no programa do festival sugestões de rota turística.

Festival da Abobora Atalaia 30_10_2015_025_070O Festival agregou, à semelhança do ano passado, as componentes da gastronomia, música portuguesa, exposições, artesanato e animação infantil. Também as componentes do conhecimento com workshops prestados por instituições e empresas da região e jornadas técnicas com oradores de âmbito nacional. De destacar, por fim, a presença de instituições de outros concelhos – de Caminha e Leiria – e uma comitiva de autarcas da Vila Francesa de Deuil-la-Barre.

No final do Festival o executivo da Junta de Freguesias de Lourinhã e Atalaia / organização anunciou desde já a preparação da 3ª Edição do Festival da Abóbora, a realizar em 2016.