Apresentação do Livro “Quinto Império – Testemunhas de uma História Verídica”
Realizou-se ontem no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, a apresentação do Livro “Quinto Império – Testemunhos de uma História Verídica” do autor António Quintans, perante uma plateia de familiares, amigos e público em geral interessados no tema.
O autor António Quintans, frequentou Gestão de Empresas na Universidade Livre de Lisboa e desde 1985 que se dedica à gestão da Quinta da Moita Longa, adaptada ao Turismo Rural, na Lourinhã. Colaborou em diversos jornais e revistas e em 2014 publicou “Contributos para a História da Aguardente Vínica Lourinhã D.O.C.”
O livro “Quinto Império – Testemunhos de uma História Verídica” resulta e resume as investigações do autor sobre vestígios dos templários (extinta ordem militar cristã) na quinta da Moita Longa, em Toxofal de Cima, na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Lourinhã e na região, onde se “encontra marcas inéditas da presença templária em toda a zona envolvente, inclusive um campo de sepultura e registos escritos que sugerem que algo de muito importante foi escondido nesta zona durante o reinado de D. Dinis”.
Diz a tradição popular que na Quinta da Moita Longa, antiga mata real que fez parte do extremo sul dos coutos da Ordem de Cister e que no início da nacionalidade confinava com o porto de mar templário da Atouguia, se esconde um grande tesouro.
A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Lourinhã, João Duarte Carvalho, de Nuno Almeida, também da Câmara Municipal e durante a sessão foi lida uma mensagem do escritor e historiador Pedro Silva, também prefaciador da obra, que por motivos de saúde não pode estar presente.
A editora, Chiado Editores, também presente na cerimónia, irá colocar à venda o livro “Quinto Império – testemunhos de uma história verídica” a partir da 6ª feira, dia 24 de Julho, nas lojas das redes FNAC, Bertrand, Wook, para além de um conjunto de duas dezenas de outras livrarias independentes.
O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, não pode estar presente devido a estar nessa altura numa reunião sobre as candidaturas de apoios europeus DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), mas faz questão de congratular o autor António Quintans e desejar muito sucesso a este livro que reporta uma parte importante e desconhecida da história da Lourinhã.