Freguesia de Lourinhã e Atalaia em Deuil la Barre
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia esteve no fim-de-semana de 4 e 5 de Julho, de 2015, na Vila Francesa de Deuil-la-Barre para participar numa exposição sobre o Concelho da Lourinhã na Festa da Sardinha, organizada pela Associação Cordas e Tradição, fundada há vários anos pela comunidade portuguesa residente nesta Vila situada a 16 km da cidade de Paris.
Esta festa anual, considerada a 3º maior festa Portuguesa de França, é o ponto de encontro dos milhares de emigrantes, muitos deles do Concelho de Lourinhã, que vivem e trabalham nesta região e um pouco por toda a França. A associação elaborou este ano um programa variado de atividades culturais, recreativas e de gastronomia Portuguesa, assim como pela primeira vez, uma exposição sobre a Lourinhã onde estiveram expostos vários setores económicos e turísticos do Concelho. Musica e folclore, porco no espeto e sardinhas assadas foram as principais atrações e serviram para matar a saudade de Portugal aos milhares de emigrantes.
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, representada pelo seu Presidente Pedro Margarido, deslocou-se inserida numa delegação da Lourinhã composta também pela Câmara Municipal de Lourinhã, representada pelo Vereador Fernando Oliveira e pela Paróquia de Lourinhã, representada pelo Pároco Ricardo Franco, a convite do Município Francês de Deuil-la-Barre com o qual a Lourinhã tem um pacto de amizade.
Durante este fim-de-semana foram realizados várias reuniões, visitas à Vila e às suas instituições e o Padre Ricardo foi convidado a presidir a duas Missas, uma delas campal no recinto da festa.
Foram abordadas entre as duas autarquias várias questões relacionadas com um intercâmbio Cultural, Empresarial e Turístico evidenciando-se, ainda, a temática dos dinossauros. De realçar, também, a presença do Deputado Europeu Paulo Pisco na cerimonia de inauguração do certame o qual ficou muito agradado com os produtos regionais, Areias Brancas e Aguardente DOC Lourinhã, bem como com o dinamismo do Concelho da Lourinhã.
Estiveram em exposição algumas entidades da Lourinhã que deram a conhecer os vários aspetos do Concelho e o enorme valor do património histórico, do turismo e da área empresarial.
O sector imobiliário da Lourinhã foi representado pelas empresas:
Maria Matos;
Hartcasa;
Construções Luís Jorge;
e Remax Next;
o sector de turismo habitação pelas empresas:
Quinta do Molinu;
e Vale da Azenha;
o sector da saúde pela empresa:
Ametic – Casa da Repouso de Santa Bárbara.
O sector da doçaria pela empresa:
Casa das Areias Brancas.
Na exposição estavam ainda as empresas de Portugueses sediadas em França: construções Pereira e Paulo;
e “Les Dolphins”.
O espaço de exposição da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia evidenciava a sua dinâmica, as suas paisagens, os serviços que presta à comunidade, fazendo uma forte promoção à Freguesia como destino turístico de excelência na Região Oeste.
Representou, ainda, no certame as empresas:
Louritex;
Cooperativa Agrícola de Lourinhã;
Bio Frade;
Resort Noiva do Mar;
Caixilour;
Agostinho e Almeida;
Hotel D. Lourenço;
Hotel Figueiredo;
e a Serralharia Miguel Frade (que já faz habitualmente trabalhos para clientes em França).
Os nossos produtos regionais também estiveram em destaque com a exposição e venda dos:
pasteis confecionados pela Pastelaria Lourinius;
bombons de Chocolate confecionados pela Doce Lourinhã;
doce de Pêra e Aguardente da Frutomania / Pêras & Companhia;
as compotas e licores da Doces da Thelma;
e a Aguadente DOC da Lourinhã;
que devido a não poderem deslocar-se pessoalmente, solicitaram à União de Freguesias um representante, tendo sido designado pela União de Freguesias um funcionário com este objetivo.
A delegação da Lourinhã levou, ainda, uma representação do Dinossauro “Torvosaurus gurneyi”, espécie única descoberta na plataforma da Lourinhã, realizada em aço com 2 metros de comprimento por 0,90 metros de altura elaborada na empresa Louritex e que durante as próximas semanas irá percorrer as várias instituições de Deuil-La-Barre, até por fim ser afixada na Câmara Municipal desta Vila Francesa.
Esteve ainda presente o famoso acordeonista Lourinhanense, Rodrigo Maurício, que mais uma vez realizou durante o fim-de-semana várias atuações nesta Festa da Sardinha e deu uma série de entrevistas às rádios Francesas de expressão Portuguesa.
Em jeito de balanço final a viagem foi muito produtiva quer em termos institucionais quer em termos na mostra do que melhor se faz no Concelho com uma grande aceitação, por parte dos representantes autárquicos Franceses e dos visitantes, dos produtos locais de excelência da Lourinhã.
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, para além de um sentido agradecimento ao Município de Deuil-la-Barre e à Associação Cordas e Tradição pela forma como fomos recebidos, faz ainda uma nota de louvor e um agradecimento especial a todo e empenho e dedicação do conterrâneo Alberto Pereira, residente em Deuil-la-Barre, fundador da Associação Cordas e Tradição e membro do Conselho Municipal desta comunidade, que acompanhou a delegação da Lourinhã e providenciou a complicada logística desta viagem.