Apresentação do Orçamento Participativo do Município de Lourinhã
O Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, esteve presente na apresentação pública do Orçamento Participativo da Lourinhã que teve lugar no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com uma verba de 50 mil euros, o OPL possibilita que todos os cidadãos, residentes e não residentes no concelho da Lourinhã possam apresentar, discutir, votar e acompanhar a implementação de propostas concretas para o concelho da Lourinhã, nas seguintes áreas: Espaço Público, Acção Social, Ambiente, Educação, Cultura e Inovação e Competitividade.Este instrumento de excelência da participação democrática possibilita, assim, que as ideias dos cidadãos se traduzam em equipamentos, iniciativas ou eventos desenvolvidos em prol da comunidade.
As sugestões de propostas de projetos para estas áreas podem ser apresentadas pelos cidadãos entre os dias 1 de fevereiro e 31 de março por via eletrónica ou em papel. Posteriormente, e depois de analisadas e validadas pela equipa técnica que acompanha a implementação do OPL, segue-se uma fase de votação das propostas elegíveis, que decorre entre 24 de junho e 31 de julho.
Para melhor elucidar a comunidade sobre todo este processo, a equipa técnica do OPL, acompanhada por um elemento do Executivo, vai percorrer todas as Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho. O calendário das sessões de esclarecimento encontra-se expresso em cartazes e em fyers, afixados no Concelho, sendo que também pode ser consultado na página de internet do Município. As datas em que as sessões terão lugar na área geográfica da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia serão oportunamente publicadas aqui.
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, congratula o Município de Lourinhã por esta iniciativa e informa os cidadãos que a União de Freguesias que terão, também a oportunidade de participar, pelo II ano consecutivo, no Orçamento Participativo de Lourinhã e Atalaia que se inicia, também, este mês.