Apresentação do Livro “Lides do Talaya”
Foi apresentado na passada sexta-feira, dia 25 de Julho 2014, o Livro “As Lides do Talaya” do autor Paulo Costa Ferreira, que tem ligações familiares com Zambujeira do Mar. Aliás, em boa parte, a sua infância foi passada na casa de sua avó nesta localidade da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, e essa passagem está relacionada com o seu percurso de vida académico e é uma das razões para escrever este livro.
A apresentação foi iniciada pelo Presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido, que desejou ao autor o maior sucesso com as vendas do livro e disponibilizou os espaços e a colaboração da União de Freguesias para futuros livros. Referiu ainda, que a União de Freguesias não colaborou monetariamente com esta apresentação do livro, mas colaborou na logística envolvida neste evento, na concepção e distribuição dos convites e na disponibilização do espaço.
De seguida a Dr. Teresa Faria, reputada Historiadora, Professora e Presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, que agora possui a sua sede nos antigos Paços do Concelho, começou por destacar o envolvimento e o empenho da União de Freguesias na apresentação do livro. Explicou aos presentes que o Município de Lourinhã não foi solicitado para colaborar nesta apresentação, porque o livro está relacionado com algumas localidades da União de Freguesias onde o personagem viveu. Afirmou que o maior valor do livro está na ligação entre a História Nacional, a Local e a Familiar. Referiu várias vezes a importância da pesquisa e estudo da história dos lugares e das personalidades locais e da importância de as publicar como forma de as preservar para memória futura. Destacou ainda a importância da Lourinhã no desenrolar da Independência Nacional durante as invasões Francesas.
Por fim o autor explicou então o porquê da investigação, da publicação do livro e o porquê de fazer a sua apresentação na União de Freguesias. O autor ouvia na sua infância na casa de sua avô, em Zambujeira do Mar, histórias relacionadas com a família que descendia de pessoas que tinham fugido da guerra para a localidade de Abelheira. Também lendas, acerca da casa onde vivia a sua avó, relacionadas com tesouros que haviam sido escondidos durante as invasões francesas. Já na escola as aulas de História despertaram-lhe a vontade de seguir este ramo académico. Durante a sua formação académica fez a sua árvore genealógica o que lhe levou a algumas verdades das histórias contadas por sua avó. Também levou-o a documentos relacionados com a personagem do livro, o capitão João Dias Talaya, documentos que faziam o relato da sua vida e que caracterizavam o perfil do final do século dezoito e principio do século dezanove em Portugal. Assim devido à quantidade de documentação e à importância desta personagem na vida Nacional, com fortes ligações à casa Real, o autor escreveu esta biografia contextualizada que contém factos da passagem dos Talaia para a Lourinhã.