Sessão de Tomada de Posse da Associação de Freguesias da Lourinhã
Pedro Margarido, Presidente da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, tomou posse como Presidente do Conselho de Administração da Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã.
Decorreu esta segunda-feira a tomada de posse do Conselho de Administração da Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã, que passa a ser constituída por Pedro Margarido (Presidente da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia), Ana Isabel Santos (Presidente da Junta de Freguesia do Reguengo Grande) e Edgar Santos (Presidente do executivo da União das Freguesias de Miragaia e Marteleira).
Pedro Margarido, no papel de Presidente do Concelho de Administração, afirmou que aceitou este desafio por acreditar que a Associação de Freguesias é uma mais-valia no desenvolvimento do concelho e é importante para a defesa dos interesses das Freguesias e das suas populações. Julga que esta associação possibilidade de ser mais dinâmica e o Conselho de Administração propõe-se a realizar mais ações de formação para os eleitos e funcionários das Juntas de Freguesia, realizar consultas ao mercado, visando obter melhores preços, para a aquisição de matérias-primas e consumíveis e elaborar candidaturas no âmbito das competências das Juntas de Freguesia.
A mesa da Assembleia Interfreguesias é constituída por Fernando Ferreira (Secretário da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia), que preside, Zita Silva (Presidente da Junta da União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo) e Maria João Inácio (Tesoureira da Junta de Freguesia do Reguengo Grande).
Para esta sessão foram convidados o Presidente e todos os Vereadores da Câmara Municipal da Lourinhã, o Presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã e todos as Juntas de Freguesias do Concelho da Lourinhã. Foi ainda convidada a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias – que foi representada pelo autarca Pedro Brás, coordenador da Delegação Distrital de Lisboa, que elogiou os autarcas presentes pelo trabalho realizado e pelo desenvolvimento do Concelho da Lourinhã.
A Associação de Freguesias do Concelho da Lourinhã foi constituída em 2002 e integra, presentemente, 7 das 8 Freguesias do concelho da Lourinhã, a Freguesia de Ribamar, a Freguesia do Vimeiro, a Freguesia de Moita dos Ferreiros, a Freguesia do Reguengo Grande, a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, a União das Freguesias de Miragaia e Marteleira e a União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo. Tem como objetivos principais a defesa dos interesses das Freguesias do concelho, ser interlocutora junto de outros órgãos institucionais nos assuntos transversais às Freguesias, promover e defender o desenvolvimento justo e sustentado do Concelho e promover a união e parcerias entre as Juntas do Concelho de Lourinhã.