EventosNoticia

Freguesia de Lourinhã e Atalaia realizou o seu VII Fórum sobre o Turismo

Foi no passado dia 19 de maio, perante uma sala lotada, que a Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia realizou no seu salão nobre o Sétimo Fórum sobre Turismo na Freguesia.

 

Tendo como objetivos debater as potencialidades da Freguesia, assim como os principais problemas de crescimento e de atração de visitantes e turistas, a Junta de Freguesia convidou para participar neste colóquio o Dino Parque da Lourinhã, o “Aspiring” Geoparque do Oeste e a Movijovem – Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca.

 

Da apresentação realizada pelas entidades convidadas realça-se o bom desempenho do Dino Parque da Lourinhã, com impacto positivo na Freguesia quer como polo de atração, quer de divulgação a nível nacional, bem como, analisando os números apresentados, concluir que é um projeto com sucesso e que tem uma importância de relevo na freguesia, tanto no turismo como no desenvolvimento Paleontológico.

 

O “Aspiring” Geoparque do Oeste apresentou as ações já realizadas na Freguesia e deu a conhecer as muitas iniciativas que estão a ser desenvolvidas indiciando o que já é do conhecimento geral, que este é um território com um espólio riquíssimo, desde da geologia passando pelo património edificado, cultural, etc.

 

Relativamente à apresentação da Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca – Movijovem, foram elencadas as taxas de ocupação nos últimos anos, que são ótimas, havendo, no entanto, capacidade para mais. Foi realçado que as Pousadas da Juventude pode ser usufruídas por todos, de qualquer idade sendo que esta unidade tem, comparado com as restantes pousadas da Juventude em Portugal, uma localização privilegiada. Na sua opinião, falta uma maior ligação aos produtores locais, fomentado assim o turismo sustentável, o reforço das parcerias para difundir o turismo da Lourinhã, com vista à maximização e rentabilização do setor e a personalização da experiência turística, indo de encontro às expetativas dos clientes, aumentando dessa forma a probabilidade de voltar a este território.

 

Foram muitas as intervenções do público que focaram, resumidamente, as mais-valias das entidades convidadas para o desenvolvimento do setor do turismo da Freguesia, a necessidade do concelho da Lourinhã ter melhores acessos à autoestrada A8 e ter uma unidade hoteleira que possa acomodar dois autocarros de turismo. Foi ainda referido o setor da restauração, que tendo em conta as pequenas estruturas existentes, muito haverá ainda a melhorar.

 

Sendo o território da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia um território com forte crescimento, onde a qualidade de vida é relevante, é bastante atrativo para os estrangeiros, o que, por outro lado, foi denotado, tem inflacionado o mercado imobiliário nestes últimos tempos.

 

O papel da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia nesta área, é estar atenta aos problemas com as infraestruturas básicas como, por exemplo, a limpeza urbana, a sinalização informativa, etc. , solucionando quando está nas suas competências ou em parceria com o Município da Lourinhã, fomentar as parcerias entre os diversos atores e divulgar este território mediante iniciativas como, por exemplo, a emissão de programas televisivos em direto a partir da Freguesia, a dinamização de programas culturais ou a organização de eventos como o Festival da Abóbora ou a Feira Saloia.

 

Para Pedro Margarido, Presidente da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, estes Fóruns são “uma mais-valia para a Freguesia, pois é a oportunidade de debater assuntos de interesse para a sua dinamização, definindo objetivos que levem a promover melhorias na Freguesia, através da identificação das fragilidades ao mesmo tempo que se destaca as suas potencialidades”. 

 

A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia agradece a disponibilidade e a colaboração das referidas entidades para o sucesso deste sétimo fórum sobre o Turismo na Freguesia, bem como, a presença e participação do público.