NoticiaReuniões

Entrega de Apoios 2023

A Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia atribuiu um apoio financeiro extraordinário, no valor de cerca de 25 mil euros, às fábricas das Igrejas, associações e coletividades da Freguesia.

 

Reconhecendo o papel relevante que estas entidades desempenham, “enquanto motores de desenvolvimento social, económico e cultural na freguesia”, foi deliberado, por unanimidade, atribuir este apoio financeiro, de caráter extraordinário, “sem menosprezar o empenho e a importância de cada uma delas”. A distribuição do apoio teve em consideração as valências das instituições, a sua área de influência geográfica e os seus encargos com funcionários e instalações.

 

Foi atribuído às 16 Fábricas de Igreja o valor global de 4.250 euros, às 15 associações e coletividades da Freguesia o valor global de 13.000 euros, 1.000 euros a cada uma das Bandas Filarmónicas com sede na Freguesia, 2.500 euros ao Sporting Clube Lourinhanense e 3.000 euros aos Bombeiros Voluntários, para compra de equipamento de resgate de grande angulo, ou seja resgate em altura em falésias e escarpas.

 

Na reunião de entrega dos apoios o Presidente da Junta, Pedro Margarido, disse que a Junta de Freguesia “tem colaborado dentro das suas possibilidades com todas as associações dentro da área geográfica da Freguesia” realçando de igual forma a colaboração das associações nas atividades da Junta de Freguesia e evidenciou ainda que as associações “São uma peça fundamental no desenvolvimento das aldeias, nomeadamente no apoio à população sénior das aldeias”.

 

Relatou ainda a doação de ração à Associação Projeto J.A.V.A no valor de cerca de 300 euros e anunciou os valores arrecadados nas ações solidarias na última edição do Festival da Abóbora da Freguesia a favor da ADAPECIL, no valor global de 1.905,57 euros. No fim, o Presidente da Junta, voltou a enaltecer e a reconhecer publicamente todo o trabalho voluntário dos dirigentes associativos e dos membros das comissões de festas e das Igrejas em prol da comunidade, muitas vezes com sacrifício pessoal e familiar.