GeralNoticia

Assinatura de Protocolo com a LOURAMBI

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia assinou um Protocolo de Cooperação com a LOURAMBI – Associação para Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã que visa a disponibilização de 3 talhões no espaço da “Horta da Vila”, com cerca de 30 m2 cada.

 

O objetivo da Junta de Freguesia é que parte dos produtos hortícolas produzidos nestes talhões sejam doados para apoio social. Assim a Junta de Freguesia irá procurar dentro da sua estrutura ou na comunidade pessoas que queiram cuidar e produzir nestes espaços sendo que está disponível para dar as sementes e outros produtos necessários para o cultivo. Já no ano passado, ainda no período da pandemia, a LOURAMBI ofereceu os talhões a alguns cidadãos, durante alguns meses, com a premissa de que metade dos produtos aí cultivados fossem doados para apoiar instituições do concelho.

 

“A Junta de Freguesia e a Lourambi tem vindo a dialogar nos últimos tempos no sentido de realizar parecerias para o ambiente e também para contribuir para dinamizar a horta da vila. Este espaço é importante para a comunidade e uma mais-valia para a Freguesia. A Junta de Freguesia pretende usar os talhões atribuídos para o apoio social ou seja, parte do que aqui for cultivado, por particulares ou por funcionários da Junta, será para ser doado a instituições sociais da Freguesia” Disse o Presidente da Junta, Pedro Margarido. 

 

O Presidente da Junta e o Presidente da Lourambi, esperam que esta parceria “dure por muitos anos” e fazem intenção também de continuar a realizar parcerias para outras actividades de educação ambiental na Freguesia, como por exemplo as ações de limpeza da Praia da Peralta e da Praia da Areia Branca, dinamizadas pela associação, que já decorreram este ano.