DestaquesEventosFeaturedNoticia

9ª Edição do Festival da Abóbora

O Pavilhão Multiusos da Atalaia, em Atalaia – Lourinhã, volta a ser palco de mais uma edição do Festival da Abóbora, de 25 a 27 de outubro, com a inauguração, aberta ao público, agendada para o dia 25 de outubro pelas 18 horas com a presença de entidades Nacionais e Internacionais.

Organizado pela União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, o Festival da Abóbora tem como objetivo a celebração da Cultura da Abóbora e da Horticultura local, criando a possibilidade para os produtores locais mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e as excelentes condições naturais da região.

Ao longo dos três dias, numa área de cerca 1500 m2, haverá exposições permanentes, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato e ‘workshops’, todos com a componente abóbora, bem como, animação musical. Muitas são as surpresas preparadas para todos os visitantes do Festival da Abóbora desta Freguesia que já é considerada a Capital Nacional da Abóbora.

“Ano após ano temo-nos superado em novidades. Nesta edição, apresentamos uma abóbora de grandes dimensões, de produção nacional. O Festival de Abóbora, realizado neste concelho misto entre o rural e o urbano com belíssimas paisagens à beira mar e de elevada potencialidade lúdica e turística, é um evento familiar contendo uma forte componente solidária, este ano a favor da Delegação da Lourinhã da CVP e da ADAPECIL“, disse Pedro Margarido, Presidente da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Nesta edição, o certame inicia pelas 15H30 com as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura e a Cultura da Abóbora, dinamizadas pelas parceiras Louricoop e AIHO, atividade aberta aos produtores, empresários agrícolas e público interessado, seguindo-se a cerimónia de inauguração da 9ª Edição deste Festival no dia 25 de outubro, às 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Atalaia, na localidade de Atalaia, Lourinhã.

Como referido, o festival tem um cartaz diversificado, atuando no dia 25 o Grupo Musical “Cordas do Mar”, seguido de demonstração das Classes de Ginástica do Hóquei Clube da Lourinhã, finalizando com a atuação do “Baixinho do Fado”, que regressa, uma vez mais, ao Festival da Abóbora.

No dia 26 o Festival terá animação durante a tarde com o Acordeonista Nuno Fonseca, seguindo-se a atuação Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande – Chamusca, promovido pelo Rancho “As Moleirinhas” e no final da tarde, animação com o Grupo “Vira Vadio”. A partir das 20H30 a atuação do artista local João Brás encerrando o dia com a atuação do artista nacional Augusto Canário & Amigos.

No dia 27 será apresentada uma Torta Gigante com doce de Abóbora, atividade que se retoma pela 1ª vez após a pandemia, cujo valor reverte a favor da Delegação da Lourinhã da CVP e da ADAPECIL e ainda as atuações do Grupo “Cantares de Música Popular de Zambujeira e Serra” e, a encerrar a 9ª Edição, o Rancho Folclórico “As Moleirinhas” do Seixal.

Destacamos ainda o VII Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora, no dia 25  e o VII Concurso Nacional da Abóbora dia 27. Todos os dias haverá animação Infantil com Pinturas Faciais.

Os horários deste evento de entradas livres, estão compreendidos entre as 18h e as 24h na sexta-feira, entre as 11h e as 24h no sábado e entre as 11h e as 19h no domingo.

A organização do Festival promove, de novo, uma Semana Gastronómica que antecede o evento, de 19 a 27 de outubro, que vai permitir a todos os turistas e visitantes deliciarem-se com inúmeras iguarias preparadas com este ingrediente nos onze restaurantes aderentes, nomeadamente, Noiva do Mar Resort, Terra à Terra, Tapas & Lambarices, Biofrade – A Loja da Horta, West 23 by Chakall, Restaurante Adega do Careca, Pop´s Steak House, Areal Beach Bistrot by Chakall, Erva Daninha, 100 Pratus e Barracão do Petisco.

Para mais informações consulte o website da 9ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia.