X Festival Escutista do Oeste

A Vila da Lourinhã recebe no próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de Abril, o X Festival Escutista do Oeste, numa organização da Junta de Núcleo do Oeste do CNE – Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português), e conta com o apoio da Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

São esperados 1533 escuteiros provenientes dos 32 agrupamentos do Núcleo do Oeste, espalhados pelos 10 concelhos da Região de Lisboa (Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e Mafra). Devido ao elevado número de inscrições de escuteiros, trata-se da maior actividade promovida pela Junta de Núcleo do Oeste, realizando-se nesta vila por ter sido aprovada a proposta apresentada nesse sentido pelo Agrupamento 489 Lourinhã.

O tema “Quanto mais alto for” é a parte da frase do activista católico italiano Pier Giorgio Frassati “Quanto mais alto for, melhor ouvirei a voz de Deus”. A transcrição da frase de forma incompleta permite a sua adaptação aos diversos campos de intervenção da pedagogia escutista.

O programa desta actividade terá o ponto alto no sábado à noite com o Festival da Canção Escutista (15 canções a concurso) e o Festival de Curtas-Metragens (6 curtas-metragens a concurso), cujo espectáculo decorrerá no Pavilhão do Hóquei Clube da Lourinhã. Os participantes acamparão no Parque da Cegonha, junto a uma das margens do Rio Grande e localizado na zona urbana da vila. No sábado à tarde decorrerão actividades por secções e no domingo de manhã serão promovidos jogos organizados pelos agrupamentos. O Festival Escutista do Oeste encerrará com a realização da eucaristia na Praça José Máximo da Costa, em frente aos Paços do Município da Lourinhã, presidida pelo Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa D. José Traquina.

Segundo o dirigente Rui Pedro, Chefe de Núcleo do Oeste, “os festivais escutistas no Oeste são, por tradição, os grandes momentos de celebração e encontro de todos os agrupamentos do Núcleo, fomentando assim a unidade e a identidade oestina no seio do CNE. Contrariamente ao que acontece com os grandes acampamentos, estas são actividades que decorrem em ambiente urbano, permitindo assim uma grande visibilidade e proximidade do movimento com a sociedade”. Para o responsável da Junta de Núcleo do Oeste, “esta décima edição do Festival Escutista está a exceder todas as expectativas, sendo já a actividade mais participada de sempre no Oeste, também na adesão ao apelo à criatividade atingimos já um recorde com apresentação de 15 canções e 6 filmes originais, o que por si só é já extraordinário pelo número de jovens envolvidos neste processo criativo”.

O Núcleo do Oeste pertence à Região de Lisboa (território coincidente com a respectiva diocese) e conta, presentemente, com 2.940 escuteiros distribuídos por 32 agrupamentos de 10 concelhos e, ainda, por um agrupamento em formação.