Sessões de esclarecimento sobre limpezas florestais


A Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com o Município da Lourinhã, através Serviço Municipal de Proteção Civil da Lourinhã (SMPC), dinamizou, no passado fim-de-semana, sete sessões de esclarecimento sobre limpezas florestais, onde participaram 228 pessoas.

Durante estas iniciativas centradas no Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, os militares da GNR fizeram uma abordagem genérica sobre a temática das limpezas florestais, critérios e modos de atuação, esclarecendo depois, de uma forma direta e imediata, as dúvidas colocadas pelos participantes.Depois de cada uma destas iniciativas, os militares da GNR, acompanhados por representantes de cada uma das Juntas e Uniões de Freguesia, procederam à sinalização de alguns dos locais mais críticos no que concerne à limpeza dos terrenos.

Relembre-se que até 15 de março é obrigatório a limpeza de terrenos, cumprindo os critérios de gestão de combustíveis, tais como eliminar os mato e reduzir a densidade de árvores num raio de 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros e 100 metros nos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.

Após essa data, serão notificados todos os proprietários em incumprimento, que, de acordo com a legislação em vigor, podem ser sujeitos a processos de contraordenação.

Saliente-se ainda que no dia 3 de março, às 10h00, ocorrerá na sede da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, mais uma sessão de esclarecimento, a levar a cabo pela GNR.

Estão ainda em fase de agendamento ações de sensibilização em algumas localidades como Cesaredas, Reguengo Pequeno e Moledo a promover pelo SMPC.

imagens: cm-lourinha.pt