Podas Ornamentais e de Segurança


A época de podas teve início no Largo D. Lourenço Vicente, com uma poda de retenção para acautelar a segurança de pessoas e bens, seguindo-se um conjunto de podas em áreas públicas que decorrem até março de 2016, de acordo com calendarização própria do Município de Lourinhã.

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia colabora com a autarquia, na área sob sua responsabilidade, com mão-de-obra e equipamentos. Para tal os funcionários operacionais da Junta de Freguesia frequentaram a formação interna, da Câmara Municipal da Lourinhã – “Poda de Árvores Ornamentais – Quando, como e porquê?”, direcionada precisamente para a execução desta tarefa.

Através desta iniciativa procurou-se sensibilizar e aumentar os conhecimentos dos formandos sobre a importância das podas em centros urbanos, abordando-se os tipos de poda aplicáveis em diferentes situações. Deu-se igualmente destaque à prática da poda de manutenção, em detrimento da poda de retenção, que só acontece quando os ramos das espécies visadas podem afetar e /ou colocar em risco edifícios, sinalética e a própria circulação viária e rodoviária.